Avenida Calama ganha iluminação pública diferenciada

Foco é mais qualidade, segurança e economia

317

Dando sequência ao Programa de Eficiência Energética (Proled), com foco na padronização, modernização, qualidade da iluminação pública e mais segurança para as pessoas, a Prefeitura de Porto Velho iniciou a substituição das lâmpadas de vapor metálico por luminárias de led na avenida Calama.

O trabalho, executado por equipes da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), está sendo realizado no trecho que fica entre as avenidas Jorge Teixeira e Farquar, na parte mais central da cidade.

Procedimento idêntico foi concluído recentemente na avenida Farquar, entre a avenida dos Imigrantes e 7 de Setembro, também foi contemplada a avenida Lauro Sodré.

Na região Leste de Porto Velho, o trecho mais movimentado da avenida José Amador dos Reis, que fica entre a avenida Amazonas e a rua Quatro de Outubro, também já conta com iluminação diferenciada (led). No local, foram substituídos 99 pontos de luz.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

O presidente da Emdur, Gustavo Beltrame, disse que, entre os principais motivos para a mudança estão a segurança para a população, economia na conta de luz para os cofres do município e a durabilidade das lâmpadas de led, que ultrapassam as 50 mil horas de uso. Já as de vapor metálico duram no máximo 20 mil horas.

Lâmpadas de led geram economia na conta de luz

ECONOMIA E INVESTIMENTO

“Somente com a iluminação da rua José Amador dos Reis, vamos economizar R$ 158 mil por ano”, destacou Beltrame, acrescentando que o investimento da Prefeitura nessa etapa inicial do Proled é da ordem de R$ 2,5 milhões para atender as avenidas com maior fluxo de veículos.

Ainda sobre o tempo de vida útil das novas luminárias, que também resulta em maior economia para a Prefeitura, o presidente da Emdur informa que as lâmpadas de led têm garantia de até oito anos.