Após demissão da CNN Brasil, Alexandre Garcia manda recado para seguidores

273

Depois de ser demitido pela CNN Brasil por disseminar informações improcedentes para “tratamento precoce” da Covid-19, Alexandre Garcia se manifestou via Twitter na noite desta sexta-feira (24). O jornalista não entrou em detalhes sobre o caso. Em sua mensagem, o antigo comandante do quadro Liberdade de Opinião, veiculado durante o telejornal CNN Novo Dia, pediu apenas para que o público acompanhe seu canal no YouTube.

Você que me acompanhava todos os dias só no ‘Liberdade de Opinião’ da CNN, agora pode continuar me seguindo diariamente no meu canal do YouTube. Seja muito bem-vindo!”, escreveu.

A CNN Brasil, por meio de comunicado oficial, deixou claro que a dispensa de Alexandre Garcia se deu não por suas opiniões, mas pela disseminação de notícias falsas sobre o coronavírus em suas participações no CNN Novo Dia – erroneamente associadas à opinião, especialmente por apoiadores de Jair Bolsonaro.

“A decisão foi tomada após o comentarista reiterar a defesa do tratamento precoce contra a covid-19 com o uso de medicamentos sem eficácia comprovada”, salientou o canal. “A CNN Brasil reforça seu compromisso com os fatos e a pluralidade de opiniões, pilares da democracia e do bom jornalismo”, concluiu, anunciando a manutenção do quadro, com novo âncora.

A gota d’água para a saída de Alexandre Garcia foi a afirmação sobre “remédios sem eficácia comprovada” que “salvaram milhares de vidas” em meio à repercussão sobre as denúncias contra a operadora de saúde Prevent Senior. A empresa é alvo de investigações por, ao que tudo indica, pressionar médicos a tratar pacientes com substâncias do “kit Covid”, como a hidroxicloroquina – apontada por Bolsonaro como “cura” para o coronavírus.

Após a conclusão da fala de Garcia, a jornalista Elisa Veeck rebateu, em nome do canal de notícias:

Reitero sempre para vocês que nos acompanham que as opiniões emitidas pelos comentaristas do quadro não refletem necessariamente a posição da CNN. E mais um acréscimo aqui neste fim do quadro de hoje, a CNN ressalta que não existe um tratamento precoce comprovado cientificamente para prevenir a Covid-19. O que a ciência mostra é que a prevenção, com o uso de máscaras e a vacinação, são as únicas maneiras de combater a pandemia”.

Esta não foi a primeira polêmica associada às notícias falsas disseminadas por Alexandre Garcia. Ele já havia defendido a substância, exaltando Jair Bolsonaro como “a comprovação científica de que o uso da hidroxicloroquina dá certo”. Também decretou que jovens “não precisariam tomar a vacina segundo as estatísticas” e reclamou do colega de noticiário Rafael Colombo, que confrontou suas opiniões sobre o direito do Presidente da República de interferir na decisão de prefeitos e governadores sobre restrições para o controle da pandemia.