PREVENÇÃO | Município e Estado debatem estratégias para reduzir acidentes de trânsito em Porto Velho

Nos dois últimos meses foram implantadas mais de 500 placas de trânsito além de campanhas de conscientização

436

Técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) se reuniram na quarta-feira (28) para fortalecer a parceria e definir políticas relacionadas aos acidentes de trânsito. As providências serão acrescentadas a outras, da Prefeitura Municipal, já em andamento.

Uma das propostas apresentadas é a realização de mais programas de conscientização da população da capital e dos distritos sobre os acidentes de trânsito. Como parte destes esforços, a Prefeitura Municipal realizará, no próximo dia 8 de agosto, em Jaci-Paraná, uma simulação de acidente com vítimas feridas.

SIMULADO

Segundo Raymisson de Souza, gerente do Samu, a Prefeitura de Porto Velho faz a sua parte na prevenção aos acidentes de trânsito. Ele destaca como exemplo a campanha “Sinal do SAMU Salvando Vidas”, que é o resultado de iniciativas dos profissionais que trabalham no serviço de urgência.

Ainda de acordo com o gerente do Samu, acidentes envolvendo carros e motocicletas são os mais frequentes. A maioria acontece nos bairros da zona leste da cidade e nos horários de pico. Nesta região, foram 93 as ocorrências em maio e 95 em junho. Só colisões entre motocicletas foram anotados 23 casos em maio e 29 em junho.

“Observamos que em junho o aumento das ocorrências foi mais significativo”, afirma o gerente do Samu, Raymisson de Souza. “O fenômeno”, acrescentou, “é motivo de debates no Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes de Trânsito, na Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) e no Detran”.

Os esforços do município para reduzir o índice de acidentes nas ruas da cidade incluem atividades desenvolvidas pela Semtran através das ‘blitz’ educativas e ‘pit stops’, que são feitos na cidade e distritos. Em outra vertente das iniciativas é reforçada a sinalização das vias. Só nos dois últimos meses foram implantadas mais de 500 placas, além da sinalização horizontal nos cruzamentos.

No decorrer deste mês, a Semtran também reforçou a segurança de pedestres e condutores de veículos orientando sobre o funcionamento dos bolsões de motociclistas, que foram instalados em diversos pontos da cidade.

Para o mês de agosto, está sendo preparada uma campanha educativa para orientar sobre o uso das faixas de pedestres. Outras iniciativas educativas serão realizadas durante o mês, inclusive nos distritos.