TRÂNSITO | Começa a implantação de bolsões para motociclistas em Porto Velho

Espaços exclusivos são mais seguros para condutores de motos na abertura dos semáforos

322

A melhoria na segurança dos motociclistas é o objetivo dos bolsões que a Prefeitura de Porto Velho está implantando em algumas ruas de alta trafegabilidade da cidade. O primeiro ponto atendido é a esquina da avenida Calama com a avenida Rafael Vaz e Silva, no bairro Liberdade.

Os bolsões, segundo o diretor de Tráfego da Semtran, João Luiz Sousa, são espaços exclusivos criados para que motociclistas se posicionem à frente dos demais veículos para aguardar a abertura dos semáforos.

A implantação destes espaços é coordenada pela Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) e executada por uma empresa contratada. O investimento é de cerca de R$ 30 mil.

“Outra vantagem dos bolsões é que os motociclistas, pelas características dos veículos, precisam de alguns segundos a mais para estabelecer o equilíbrio no arranque”, destacou.

A implantação dos bolsões é incentivada pelo secretário Ronaldo Flôres, da Semtran. Segundo ele, o sistema amplia a segurança de pedestres, ciclistas e demais veículos. “Em Porto Velho, mais de 60% dos acidentes acontecem com motociclistas e, na maioria das vezes, em cruzamentos semaforizados”, disse o secretário. A previsão é de que este tipo de ocorrência seja reduzido.

CONTRAN

A iniciativa para a redução de acidentes segue as orientações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conforme estabelecido na Resolução Nº 550, de 17 de setembro de 2015, Art. 2º: “A sinalização horizontal, poderá ser complementada pela nova sinalização horizontal bolsão com segunda linha de retenção constituindo de área de espera exclusiva para motocicletas e bicicletas junto à aproximação semafórica”.

Os bolsões são criados para evitar que motociclistas fiquem parados entre veículos correndo riscos desnecessários.

Também favorece o distanciamento entre motos e carros nos primeiros momentos após a abertura dos semáforos, as ultrapassagens serão evitadas e, com elas, os riscos desta manobra.

ORIENTAÇÃO

A Divisão de Treinamento e Educação para o Trânsito (DTET) fará ações educativas para orientar motociclistas, motoristas e pedestres, além promover pit stop com a distribuição de panfletos alusivos à implantação dos bolsões.