Após 19 anos, homem volta a enxergar com cirurgia paga por vizinhos

433

Um homem de 65 anos conquistou sua visão de volta depois de passar quase duas décadas sem poder enxergar. Apesar da espera de 19 anos para que esse dia chegasse, a solução veio em apenas sete minutos. O vídeo do paciente emocionado com o resultado viralizou depois de ser postado no perfil do TikTok do médico que fez a cirurgia.

A operação foi realizada em uma clínica na província de Pampanga, nas Filipinas, em março deste ano. No vídeo, o idoso abraça o médico em sinal de gratidão e diz: “Deus colocou conhecimento nas pessoas para ajudar os outros e fazer o bem”.

Para o médico também foi emocionante. “Foi um momento muito especial ter o paciente sendo capaz de enxergar novamente depois de todos esses anos”, afirmou o Dr. Noel Lacsamana, segundo o jornal USA Today.

O filipino, que se manteve anônimo, começou a sofrer de catarata há mais de 20 anos e, com o avanço dos sintomas, ficou completamente cego de ambos os olhos – primeiro a do olho direito, depois lentamente a do esquerdo.

Guiado por enfermeiros após a anestesia, o paciente saiu da cama e caminhou pelo local, ainda sem conseguir acreditar que estava enxergando todos ao seu redor. Para testar sua visão, a equipe colocou um cartão com o nome do médico, e ele foi capaz de ler tudo perfeitamente.

Ao sair do centro cirúrgico, foi aplaudido e recebido com muita alegria. Sem conseguir conter as lágrimas, encontrou sua esposa, que o esperava ansiosamente. Ela ficou sabendo sobre o trabalho do especialista em cataratas por meio de um programa de rádio local nas Filipinas.

O esposo já havia quase perdido as esperanças após anos de tentativas frustradas e a princípio foi resistente à ideia da cirurgia. Cedeu, conta ela, porque muitas pessoas elogiaram o trabalho do Dr. Lacsamana.

Contando com a ajuda de vizinhos

A cirurgia foi custeada com a ajuda de vizinhos e de doações de instituições beneficentes. A catarata é uma doença comum após os 50 anos e, apesar de ter tratamento, muitas pessoas não têm como arcar com os custos da cirurgia, como foi o caso do paciente do vídeo.

No início, a catarata tem como principal sintoma a visão embaçada. Progressivamente, aumenta a dificuldade de enxergar e a pessoa passa a ver apenas vultos, podendo evoluir para a cegueira completa em alguns casos.

Atualmente, a cirurgia é o tratamento mais efetivo para o problema. Nela, o cristalino do olho é substituído por uma lente intraocular que traz de volta a visão normal. O procedimento ambulatorial é rápido e considerado seguro pelos médicos e algumas dessas lentes substituem, definitivamente, o uso dos óculos.

Médico abriu mão de trabalho em grandes hospitais

Noel Lacsamana é um conhecido oftalmologista das Filipinas. Em 2014, o especialista deu uma entrevista ao jornal Philippine Daily Inquirer e contou que atua em muitas cirurgias como voluntário no International Eye Center. “Mais de 60% dos meus pacientes são casos de caridade, e a maioria deles são idosos que viajam de ônibus da capital Manila para minha clínica na província”, contou.

Para ele, essa é uma forma de devolver à sociedade o conhecimento médico que adquiriu graças a uma bolsa de estudos na faculdade. “Eu costumava trabalhar em grandes hospitais, mas decidi abrir minha própria clínica em minha cidade natal para retribuir porque estudei com bolsa integral”, explica.