Mensagens do Instagram e do Facebook Messenger agora podem ser integradas no Brasil

Opção vinha sendo testada desde setembro de 2020. Agora está disponível para todas as pessoas; veja como usar.

389

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (15) que a integração das mensagens do Instagram e do Messenger está disponível para todos os usuários no Brasil. A novidade foi anunciada em setembro passado, mas estava em teste em alguns países.

Os usuários do Facebook poderão começar conversas e chamadas de vídeo com pessoas que estão no Instagram e vice-versa, mesmo que um dos envolvidos não tenha conta em uma das redes sociais.

Segundo a rede social, não se trata de uma fusão as caixas de entrada do Messenger e Instagram, mas a possibilidade de comunicação entre as plataformas.

Como usar?

As pessoas que usam o Instagram verão uma tela sobre a integração e, para utilizar, precisará apertar o botão “atualizar”.

Para os usuários do Messenger e quem baixar o Instagram e o Messenger a partir de agora, essa atualização será automática.

Instagram vai avisar da integração entre os aplicativos. — Foto: Divulgação/Facebook

Instagram vai avisar da integração entre os aplicativos. — Foto: Divulgação/Facebook

Os usuários poderão optar por não permitir a comunicação entre os apps. Para isso, é preciso navegar até as configurações de privacidade dos aplicativos, ir até os controles de mensagens e selecionar quem pode aparecer na sua lista de conversas.

Uma das opções permite que usuários do Messenger apareçam na lista de “Solicitações” de bate-papos do Instagram, por exemplo.

O que mudou?

Recursos do Messenger serão adicionados à interface de mensagens diretas do Instagram, incluindo a funcionalidade “Assistir Juntos” que permite ver vídeos em conjunto durante videochamadas.

Instagram também ganhou o encaminhamento de conteúdos, opção de responder mensagens específicas, personalização das cores do chat e reações com emojis personalizados.

A companhia adicionou uma novidade para os dois aplicativos: um modo temporário que apaga mensagens depois de serem visualizadas ou quando você fecha o bate-papo.

Pessoas poderão conversar com amigos do Instagram e Facebook a partir de qualquer um dos apps. — Foto: Divulgação/Facebook

Pessoas poderão conversar com amigos do Instagram e Facebook a partir de qualquer um dos apps. — Foto: Divulgação/Facebook

Estes são todos os recursos que estarão no Instagram e Messenger:

  • Comunicação entre aplicativos: converse com amigos e familiares no Instagram e no Messenger usando qualquer um dos aplicativos para enviar mensagens e participar de chamadas de vídeo;
  • Assistir juntos: assista a vídeos do Facebook Watch, IGTV, Reels (em breve), como séries e filmes com amigos e familiares durante uma chamada de vídeo;
  • Modo Temporário: escolha um modo em que as mensagens vistas desaparecem depois de serem visualizadas ou quando você fecha o bate-papo;
  • Figurinhas de selfie: crie uma série de adesivos de boomerang com a sua selfie para usar em uma conversa;
  • Cores do bate-papo: personalize suas conversas com degradê de cores;
  • Reações de emoji personalizadas: crie um atalho com emojis para reagir rapidamente às mensagens de amigos;
  • Encaminhamento: compartilhe conteúdos com até cinco amigos ou grupos;
  • Respostas: responda a uma mensagem específica em seu chat;
  • Efeitos de mensagem adicione efeitos animados às mensagens;
  • Controles de mensagens: decida quem pode enviar mensagens diretamente para você e quem não pode;
  • Mais recursos de denúncia e atualizações de bloqueio: denuncie conversas completas, além de mensagens únicas no Instagram, e receber sugestões proativas de bloqueio no Instagram e no Messenger, ao adicionar suas contas à nova Central de Contas.

Integração dos mensageiros

A iniciativa faz parte de um plano para integrar os chats de todos os aplicativos da empresa: Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp.

Em 2019, o presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, disse que planejava “tornar possível mandar mensagens aos seus contatos usando qualquer um dos serviços”. A ideia não é fundir os aplicativos, mas integrá-los.