VÍDEO: Servidora detalha FLAGRA da VACINAÇÃO às ESCONDIDAS de EMPRESÁRIOS

Imagens mostram a movimentação em um pátio da empresa na noite de terça-feira, 23 de março

1963

 

Uma servidora municipal da Saúde flagrou, em vídeo, pessoas que estariam sendo vacinadas em uma garagem.

Segundo ela, as imagens são do momento em que supostamente empresários e políticos recebem uma dose da vacina contra Covid-19, o que está sendo investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF-MG). A assessoria da viação Saritur nega que a garagem pertença à empresa.

video
play-sharp-fill

As imagens foram registradas no fundo da casa de uma amiga, por volta das 20h30 dessa terça-feira (23). Ela me chamou me perguntando se estava havendo vacinação à noite, para jovens e crianças e eu disse que não. Ela disse para eu então correr lá porque estava acontecendo alguma coisa estranha. Fomos ver as imagens, gravamos, e realmente era a configuração de uma vacinação”, diz a servidora.  

Ela chegou a acionar a Polícia Militar na mesma noite. Segundo o Boletim de Ocorrência, os policiais chegaram à garagem por volta das 21h45 e duas pessoas identificadas como seguranças afirmaram que diretores da empresa haviam se reunido no local mais cedo e já partido. Após essa conversa, a própria denunciante teria se aproximado dos militares e relatado os detalhes do caso.

“Ela nos informou que, de um local privilegiado, juntamente com outras pessoas, filmou e visualizou que, no pátio desta empresa, havia aproximadamente 25 veículos com seus respectivos condutores e passageiros sendo vacinados por uma mulher trajando um jaleco de cor branca e que também havia crianças sendo vacinadas”, diz o relato registrado na ocorrência.

Membros da Guarda Municipal, da fiscalização de Atividade Urbana e Controle Ambiental e da Vigilância Sanitária teriam comparecido ao local para observar o interior da empresa e não teriam constatado nenhuma anormalidade.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel) recebeu o relato da trabalhadora da Saúde e diz ter encaminhado a denúncia ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e ao Conselho Municipal de Saúde.

Segundo o site da Coordenadas e da Companhia Atual de Transportes, elas funcionam no endereço registrado no BO da Polícia Militar. O mesmo site afirma que elas são do Grupo Saritur e o telefone fornecido (0800 0398846) direciona, entre outras opções, à Saritur. Imagens de veículos de televisão em frente ao local nesta quinta-feira exibiram pessoas com uniformes com o nome da Saritur estampado. A empresa nega, porém, que tenha conhecimento de quem opera no local.

O caso 

Nessa quarta-feira, uma reportagem da revista “Piauí” revelou que empresários e políticos mineiros tomaram a vacina contra Covid-19 às escondidas. A reportagem cita que os irmãos Robson e Rômulo Lessa, donos da Saritur, teriam organizado a vacinação com o imunizante da Pfizer.

Em nota, o grupo empresarial Saritur afirmou que os nomes citados na reportagem da revista não fazem parte de seu corpo societário. “O assunto tratado na matéria é de total desconhecimento da Diretoria da empresa”, diz o comunicado.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu, em reunião com a Comissão Temporária da Covid-19, nesta manhã, que empresas que comprem vacinas e as doem ao SUS recebam isenção de impostos, mas lembrou que a suposta ação dos empresários em Minas é irregular. “Nossos empresários têm capacidade de ir lá fora e comprar sobras de vacinas. Dizem até que um grupo de empresários em Minas conseguiu ir lá fora e comprar, e já se vacinaram também. Quer dizer, por enquanto isso é ilegal; agora, se a gente permitir que isso seja feito de forma legal e que eles façam doações, aí sim você pode dar uma isenção para as doações que eles fizerem”, disse, segundo a Agência Senado.

Esta matéria foi atualizada às 16h10.