Feiras livres funcionam cumprindo com as recomendações para evitar contaminação com a covid 19, diz diretor da Vigilância Sanitária em Rolim de Moura

Da mesma forma a Agevisa detalha uma série de outras recomendações aos feirantes, mas de caráter pessoal.

332

Entre os cuidados para a realização da feira livre estão o de posicionar a barraca na feira de forma a evitar aglomeração, a uma distância mínima de três metros da barraca vizinha, usar máscaras e luvas e disponibilizar álcool em gel 70% nas barracas. 

Da mesma forma a Agevisa detalha uma série de outras recomendações aos feirantes, mas de caráter pessoal, como utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) tais como máscara, touca, avental, calça comprida e sapato fechado, que devem ser higienizados de acordo com suas características, sempre utilizando água e sabão e álcool a 70%.

A Agência de Saúde de Rondônia lembra e recomenda também aos feirantes da importância fundamental de seguir com o trabalho adotando hábitos saudáveis, mantendo, por exemplo, as unhas curtas, bem aparadas e sem esmaltes. Orienta também que ao tocar e manipular os alimentos devem manter rigor absoluto para não conversar, espirrar, tossir, cantar ou assoviar em cima dos alimentos, superfícies ou utensílios, para evitar qualquer possibilidade de contaminação.

De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária, Arildo Santos, os feirantes estão trabalhando em Rolim de Moura até o momento cumprindo com as recomendações. “Estamos todos os dias nas ruas acompanhando e fiscalizando os comércios e as feiras livres também. Nas feiras os produtores estão trabalhando e graças a Deus cumprindo com a medidas de segurança, evitando a contaminação”, explica Arildo.