Fotos e Vídeo: Apoiadores de Trump Invadem Congresso dos EUA

Grupo entrou no Capitólio para interromper a sessão de contagem de votos do Colégio Eleitoral.

696

Apoiadores do presidente americano Donald Trump invadiram a sede do Congresso nesta quarta-feira (06/01), na capital de Washington, enquanto o processo de certificação da vitória de Joe Biden estava em andamento.

Apoiadores de Trump invadem Congresso dos EUA e paralisam sessão que confirmaria vitória de Biden — Foto: Andrew Harnik/AP

Depois de uma grande manifestação que contou com a presença de Trump em frente à Casa Branca, alguns participantes marcharam até o Capitólio para denunciar o que consideram uma fraude eleitoral — o republicano afirmou aos apoiadores presentes que “nunca concederia” a vitória de Biden.

Manifestante a favor de Trump invade Congresso dos EUA — Foto: Reprodução/GloboNews

Após enfrentar policiais nas entradas do Congresso, algumas pessoas conseguiram entrar no prédio, o que levou à suspensão das sessões no Senado e na Câmara e ao bloqueio de acesso aos corredores das duas casas.

Apoiadores de Donald Trump tentam invadir o Capitólio, prédio do Congresso dos EUA, e são confrontados pela polícia em Washington DC — Foto: Julio cortez/AP

Com isso, a prefeita de Washington D.C. anunciou um toque de recolher a partir de 18h no horário local (20h em Brasília).

Policial do Capitólio espirra spray de pimenta em manifestante que invadiu o prédio do Congresso americano, nesta quarta-feira (6), em Washington — Foto: Kevin Dietsch/pool via Reuters

A certificação, que normalmente é uma mera cerimônia de formalização, se tornou um evento repleto de emoções e controvérsias neste ano — desde que Trump se recusa a reconhecer a idoneidade do processo eleitoral e sua derrota.

Apoiadores de Trump ocupam a Rotunda do Capitólio — Foto: Saul Loeb/AFP

Vídeos postados por jornalistas nas redes sociais mostram confrontos entre policiais e manifestantes nos corredores do Capitólio.

O vice-presidente Mike Pence, que presidia a sessão de certificação, foi levado para um local seguro, enquanto outros parlamentares se abrigaram em seus gabinetes.

Manifestantes pró-Trump são vistos dentro do Capitólio, em Washington — Foto: Manuel Balce Ceneta/AP

Funcionários do Congresso e jornalistas presentes no local relataram ter recebido ordens de se resguardar e colocar máscaras contra gás lacrimogêneo.

Apoiadores de Trump forçam grades em frente ao Capitólio, prédio do Congresso americano — Foto: Julio Cortez/AP

Os apoiadores do republicano que conseguiram entrar no Capitólio gritavam “We want Trump” (“Queremos Trump”) e tiravam fotos com estátuas e outras instalações da construção histórica.

Manifestantes com bandeiras em frente ao prédio do Capitólio

Manifestantes e policiais seguram cerca em área externa do Capitólio

Manifestante teve rosto ferido em confronto com a polícia durante invasão do Congresso dos EUA — Foto: Julio Cortez/AP

Apoiadores de Trump forçam grades em frente ao Capitólio, prédio do Congresso americano — Foto: Andrew Harnik/AP

Policiais do Capitólio, em Washington, tentam segurar os manifestantes em uma das portas que dão acesso ao prédio, nesta quarta-feira (6) — Foto: Andrew Harnik/AP

Manifestantes pró-Trump invadem o Capitólio dos EUA nesta quarta-feira — Foto: Reprodução/GloboNews

Apoiadora de Trump fantasiada como a Estátua da Liberdade protesta diante do Capitólio, em Washington — Foto: Leah Millis/Reuters