Amazonas e mais nove estados são alertados sobre forte tempestade

565

O  Instituto Nacional de Meteorologia alertou na manhã desta terça-feira (29) que Amazonas e mais nove estados estão em situação laranja, de perigo, para tempestade. 

Ainda segundo o órgão, os estados são Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro. Nesses estados devem ocorrer tempestade forte ou pode chover de maneira moderada durante muito tempo, com ventos que podem chegar a velocidade de 100Km/h.

Riscos do temporal

As ventanias podem causar falta de energia por conta de soltura de fios, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas. 

Durante o período de chuva, é aconselhável buscar locais seguros e manter distância de de estrutura que podem desabar ou atrair descarga elétrica, como árvores e postes.

Moradores de áreas próximas a rios e lagos, devem ficar atento para trombas d’água, que podem alagar as encostas rapidamente e com força para carregar o que estiver pelo caminho. Já quem mora perto ao mar, no litoral, deve atentar ao risco de ressaca.