OMS prevê vacina disponível ainda neste ano

360
Primeiro dia da campanha estadual do Dia D de Vacinação Contra o Sarampo no Rio de Janeiro, caminhão itinerante da Secretaria Estadual de Saúde

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta terça-feira (6) que existe a “esperança” de o mundo ter uma vacina contra o novo coronavírus disponível já em 2020.   

Até então, a entidade vinha sendo cautelosa quanto ao prazo para se desenvolver uma imunização segura e eficaz para conter o Sars-CoV-2. “Existe a esperança de ter uma vacina até o fim deste ano””, disse Adhanom após uma reunião de dois dias do comitê executivo da OMS. O diretor, no entanto, não especificou quais candidatas podem estar prontas já em 2020.   

Segundo o site da organização, existem 42 vacinas contra o novo coronavírus no estágio de ensaios clínicos em humanos, sendo que 10 delas já iniciaram a terceira e última etapa, quando é avaliada a eficácia da imunização ao longo do tempo.   

Uma delas é a da Universidade de Oxford, que está sendo testada no Brasil. A multinacional AstraZeneca, responsável pela produção e distribuição da vacina em nível global, já iniciou a fabricação e prevê a entrega dos primeiros lotes ainda para este ano.   

Outra vacina em teste no Brasil, a do laboratório chinês Sinovac, pode começar a ser aplicada em São Paulo no dia 15 de dezembro, segundo o governador do estado, João Doria. (ANSA).