Vídeo: PM agride mulher em abordagem em Macapá; policial foi afastado

387

Uma mulher foi agredida durante uma abordagem policial, em Macapá, na sexta-feira (18). O vídeo da ação policial viralizou nas redes sociais no domingo (20). A pedagoga Eliane Espírito Santo da Silva, de 39 anos, foi presa por resistência, desacato e desobediência após a abordagem. As informações são do G1.

Conforme Eliane, ela foi liberada após pagar R$ 800 de fiança. “Para mim isso foi uma tortura, mexeu muito com meu psicológico. […] Eu fui chamada de preta, fui chamada de vagabunda por eles na delegacia. Eu me senti ofendida e para mim foi um preconceito muito grande, porque éramos os únicos negros ali”, disse a pedagoga ao G1.

“O correto era todo mundo ser ouvido. Por que eu vou pagar fiança por um crime que eu não cometi? Por que o policial me agrediu se eu não ofendi ele e estava apenas fazendo um vídeo?”, completou.

No vídeo, gravado pelo filho de Eliane, os policiais estão abordando dois homens. Em seguida, um dos PMs dá voz de prisão a pedagoga e tenta imobilizá-la. Em seguida, o agente leva a mulher ao chão e dá-lhe um soco no rosto. Ela é algemada e levada para a viatura.

De acordo com a Polícia Militar do Amapá, o caso será apurado. O policial gravado dando soco em Eliane teve suspensos os plantões nas ruas. Nas redes sociais, o governador Waldez Góes afirmou que as imagens “envergonham as forças de segurança e o Estado do Amapá”. “Cenas como essa não podem ser toleradas e não podem se repetir”, escreveu.

Publicado por Waldez Góes em Domingo, 20 de setembro de 2020