Em prol da campanha Setembro Amarelo, Cetas promove conteúdos on-line abertos à população

439

Com objetivo de fomentar a campanha Setembro Amarelo, o Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde (Cetas), enquanto Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (SUS) vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), irá realizar ao longo do ano de 2020 constantes ações para a conscientização sobre a depressão, com conteúdos on-lines que serão disponibilizados nas mídias sociais e canais da Instituição.

Além de já disponibilizar em seu rol de cursos, a Formação Inicial e Continuada em Saúde Mental, com vistas à qualificação de Agentes Comunitários em Saúde e Técnicos de Enfermagem dos municípios, acontece também a divulgação massiva de informativos sobre a temática da doença nas mídias sociais e site da Instituição. A previsão é que a escola execute ao longo do mês de setembro diversas atividades:

  • Abordagem sobre: “Assistência em Saúde Mental à População Infanto-juvenil”, pela coordenadora do Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) Infantil, Luiza Mendes, que está agendada para acontecer no dia 14 de setembro.
  • Bate-papo com a psicóloga e servidora do Cetas, Adriana Menezes, que abordará o tema “Prevenção do Suicídio na Educação”, no dia 17 de setembro.
  • Abordagem sobre a Rede de Atenção em Saúde Mental, pelo coordenador do CAPS II Madeira Mamoré, Daniel Amaral, no dia 22 de setembro. Bate-papo com a psiquiatra do CAPS Infantil, Renata Agostinho, que abordará o tema “Valorização da Vida”.

Os conteúdos audiovisuais serão disponibilizados nas plataformas da instituição Youtube, Facebook, Instagram (@cetas.ro) e site institucional para que o público em geral tenha acesso.

Ainda serão realizadas nos dias 29 e 30 de setembro, rodas de conversa pelos residentes de psicologia do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência, onde os mesmos tratarão sobre “Saúde Mental e valorização da vida em tempos de pandemia”. Por fim, uma atividade lúdica para os servidores do Cetas, com acadêmicos de Enfermagem.

“A campanha Setembro Amarelo é destinada a toda sociedade, portanto, todas as atividades promovidas e conteúdo produzido pelo Cetas serão compartilhados nas mídias sociais, site institucional e canal oficial da escola (Youtube) para que o público possa acessar”, garante a diretora geral do Cetas, Luciene Carvalho Piedade Almeida.