Ainda não há data definida para retorno das aulas em Rondônia, diz secretário da educação

Declaração do secretário da Seduc foi dada durante reunião com comissão, na ALE. Aulas presenciais estão suspensas desde março.

432

O secretário estadual de Educação, Suamy Vivecananda, informou nesta quarta-feira (29) que ainda não existe uma data definida para o retorno das aulas presenciais em Rondônia. A declaração foi dada durante uma reunião na Comissão de Educação e Cultura (CEC), no prédio da Assembleia Legislativa.

Na ocasião o secretário foi questionado sobre os planos do estado quanto ao retorno das aulas nas escolas, fechadas aos alunos desde 17 de março por causa da pandemia da Covid-19.

Segundo afirmou Suammy, o estado tem um plano para a retomada das aulas, porém não existe uma data certa. Isso porque a volta depende da curva de contaminação do coronavírus, que ainda segue em ascensão em Rondônia.

A data para retorno das aulas deve ser indicada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), pasta responsável por monitorar a evolução da doença.

Outro fator que preocupa a Secretaria de Educação no retornos das aulas presenciais é quanto aos professores do grupo de risco. Na reunião, Suammy afirmou que muitos servidores não poderão retornar às salas de aula e, com isso, o estado talvez precisará fazer uma contratação emergencial de professores.

A reunião na Comissão de Educação e Cultura (CEC) foi acompanhada por deputados e Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintero), em Porto Velho.

Suspensão das aulas em Rondônia

As aulas presenciais da rede estadual e municipal estão suspensas desde 17 de março, por causa do decreto de calamidade pública decorrente do novo coronavírus. Em junho, o estado publicou novo decreto suspendendo as aulas até 31 de julho.

Por causa da suspensão das aulas presenciais desde março, o estado adotou o ensino remoto. Ou seja, professores estão dando aulas aos estudantes através da internet.

Segundo o governo de Rondônia, os alunos estão sendo avaliados durante o ensino virtual.

No interior, a prefeitura de Teixeirópolis iniciou uma pesquisa nesta semana para saber a opinião de moradores sobre o retorno das aulas na rede municipal de ensino.