Várias pessoas formaram grandes filas nesta sexta-feira (24) perto de uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) em Porto Velho. A aglomeração de pessoas acontece depois do banco bloquear milhares de contas por suspeita de fraude e problemas no cadastro.
A equipe de reportagem da CBN Porto Velho flagrou várias pessoas formando filas na frente de uma agência da Caixa na Zona Sul.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/1/E/QfrCk8SOuFXCFAhXi9tQ/joao-antonio-alves-cbn-porto-velho-1.jpg)
Aglomeração na frente da Caixa, Zona Sul de Porto Velho — Foto: João Antônia/CBN Porto Velho
Nesta sexta-feira a Caixa paga uma nova parcela de R$ 600 do Auxílio Emergencial a trabalhadores.
Bloqueio de contas
Na última terça-feira (21) a Caixa anunciou que, por conta de suspeita de fraudes no pagamento do Auxílio Emergencial, foi levada a bloquear ‘centenas de milhares’ de contas contas poupança digital do banco, movimentadas pelo Caixa Tem e usadas para o crédito do benefício.
O trabalhador que teve o bloqueio ao acesso a ajuda do auxílio receberá uma mensagem ao tentar acessar o valor no aplicativo.
Já na quinta (23) foi divulgado um novo calendário para a regularização. Até então, os beneficiários tinham de seguir as datas previstas para o depósito; agora, o escalonamento é por mês de aniversário.
O pagamento será da seguinte forma:
- Nascidos em janeiro, fevereiro e março – pagamento até esta sexta-feira, 24 de julho
- Abril e maio – de 27 a 31 de julho
- Junho e julho – de 3 a 7 de agosto
- Agosto, setembro e outubro – de 10 a 14 de agosto
- Novembro e dezembro – de 17 a 21 de agosto
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/u/I/KFlaeuQUmNYFayA7hQVw/calendario-da-caixa-.jpeg)
Calendário da Caixa para desbloqueio do Auxílio Emergencial — Foto: Reprodução/TV Globo
Segundo a Caixa, quase metade das pessoas com contas bloqueadas não precisam ir até as agências porque estão com apenas alguma pendência no cadastro. Para saber se é preciso comparecer à Caixa, é necessário acessar o aplicativo Caixa Tem, onde vai constar a informação.
Aqueles que não precisarem ir até a agência, mas tiveram o acesso bloqueado por falta de documentação ou inconsistência no cadastro, devem acessar o aplicativo Caixa Tem e entrar na função liberar acesso, onde será direcionado ao WhatsApp para resolver a situação.
Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxílio.caixa.gov.br.




