Laboratórios terão 24 horas para notificar resultados de testes de Covid-19 ao Ministério da Saúde

A regra vale para a rede pública, privada e laboratórios universitários, independentemente do resultado. Prazo de adaptação é de 15 dias. Caso descumpram a regra, os laboratórios poderão ser punidos com advertência, multa ou interdição do estabelecimento.

258

Laboratórios de todo o Brasil deverão notificar os resultados dos testes diagnósticos de Covid-19 em até 24 horas após o resultado, de acordo com uma portaria do Ministério da Saúde, publicada nesta terça-feira (21).

A regra vale para a rede pública, privada e laboratórios universitários. A portaria prevê notificação de qualquer resultado, sejam eles positivos, negativos, ou inconclusivos e independe da metodologia utilizada.

O governo deu prazo de 15 dias, a partir de hoje, para que os laboratórios se adaptem. O registro deverá ser feito na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

Caso descumpram a determinação, os laboratórios poderão ser punidos com advertência, multa ou interdição do estabelecimento.

Casos e mortes de Covid podem ser ainda maiores

Até as 8h desta terça-feira, o Brasil contabilizava mais de 80 mil mortos por coronavírus e mais de 2,1 milhões de casos confirmados.

Os números podem ser ainda maiores, já que o Brasil não faz testagem em massa na população. A prioridade nos testes, segundo o Ministério da Saúde, é para os pacientes graves, que precisam ser hospitalizados.

As evidências de subnotificação são:

  • Número total de mortes em São Paulo em março de 2020 ficou 168% acima do registro oficial
  • Internações por síndromes respiratórias aumentaram quase 10 vezes em 2020 no Brasil
  • Cartórios registraram aumento de 1.035% nas mortes por síndrome respiratória no Brasil em março e abril de 2020
  • Número diário de enterros em cemitérios públicos de Manaus aumentou 161% entre 9 e 25 de abril
  • Número de enterros aumentou 18% em abril na cidade de São Paulo
  • Mortes de brasileiros em casa crescem 11% nos meses de março e abril de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado