Após demissão, morador de Porto Velho monta feira livre dentro de condomínio onde trabalhava

Com o dinheiro da rescisão Samuel Souza comprou uma chácara e começou a plantar produtos agrícolas para vender. Ele viu na terra uma nova oportunidade.

280

Depois de quatro anos trabalhando com carteira assinada em um condomínio de Porto Velho, Samuel Souza Silva de 37 anos, foi demitido durante a pandemia do novo coronavírus. Para enfrentar as dificuldades financeiras que batiam à porta, o “ex-faz tudo” pegou a rescisão e comprou uma chácara na zona rural da capital. No local, Samuel viu na terra uma nova oportunidade.

Ele passou a plantar rúcula, alface, almeirão, cheiro verde, abobrinha, mandioca, jiló e outros diversos produtos agrícolas que agora ajudam a sustentar a família.

“Sempre foi meu sonho mexer com isso, mas o motivo de ter começado foi o desemprego. Planto por conta e meus produtos não tem veneno. Não tem coisa melhor do que trabalhar satisfazendo a fome do outro, além de satisfazer a minha também”, comenta Samuel.

Durante pandemia, Samuel Souza montou uma banca de verduras em condomínio de Porto Velho — Foto: Samuel Souza/Arquivo pessoal
Durante pandemia, Samuel Souza montou uma banca de verduras em condomínio de Porto Velho — Foto: Samuel Souza/Arquivo pessoal

O condomínio onde Samuel trabalhou por quatro anos, abriu as portas para a montagem de uma “feira de orgânicos”. As vendas acontecem em um espaço comum do local e cumpre os requisitos de segurança como: álcool em gel à disposição dos moradores, uso de máscaras e nada de aglomeração.

“A questão da higiene é a melhor parte, ainda mais nessa situação em que vivemos. A gente aponta o que quer e eles pegam pra nós, não tem a questão do manuseio das pessoas. Além da otimização do tempo e espaço não tem aglomeração. Tudo é fresquinho e de qualidade. Do produtor direto para minha mesa”, diz Raissa Meneses, uma das moradoras do condomínio e cliente fiel da banca do Samuel.

Segundo a síndica, Simone Freitas, a ideia de montar uma banca de verduras, ainda mais de um ex-funcionário do condomínio, logo foi aceita pelos moradores.

“A gente está aqui para apoiar e também é uma forma de não sairmos para ir ao mercado, que é lotado de gente”, explica.

De acordo com o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado na última sexta-feira (3), cerca de 11,9 milhões de brasileiros estavam desempregados na segunda semana de junho, o que representa um aumento de, aproximadamente, 700 mil trabalhadores a mais na fila por um emprego no país na comparação com a semana anterior.