Audiência termina sem acordo e atividades na JBS seguem suspensas em São Miguel, RO

Proposta apresentada por representantes do frigorífico não foi aceita. Reunião por videoconferência ocorreu nesta quinta-feira (25).

250

Terminou sem acordo nesta quinta-feira (25) a audiência de conciliação para tentar retomar as atividades da JBS em São Miguel do Guaporé (RO). Os trabalhos no frigorífico foram suspensos recentemente após a Justiça entender que, devido os casos de Covid-19 subirem mais de 1.000% desde o final de maio na cidade (e centenas de casos serem em funcionários da JBS), a unidade deve ficar fechada.

A audiência por videoconferência com representantes do frigorífico e dos Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público de Rondônia (MP-RO), além do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de Rondônia (Sintra-Intra), ocorreu por quase cinco horas e foi presidida pela desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, que decidiu pela suspensão das atividades.

De acordo com o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14), os representantes da JBS defenderam que podem dar continuidade ao protocolo próprio da empresa de medidas de prevenção ao vírus Sars-Cov-2. Porém, a proposta não foi aceita.

A JBS disse na audiência que até quarta-feira (24) registrou 48 afastamento de funcionários do grupo de risco, 10 afastamentos de contactantes, 92 casos positivos e 284 curados. No total, foram 376 contaminados no frigorífico.

Entre as alegações contra a retomada das atividades, os órgãos entenderam que o protocolo não foi eficaz para frear e evitar a contaminação em massa entre os funcionários. Como não chegaram em um acordo, Maria Cesarineide de Souza Lima decidiu então por manter o frigorífico de São Miguel de portas fechadas.

Ainda segundo o TRT-14, o MPT registrou que a JBS não comprovou o cumprimento de todas as medidas que diz ter implementado.

G1 entrou em contato com a JBS e aguarda retorno.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a cidade é a quarta com mais casos confirmados do novo coronavírus em Rondônia: são pouco mais de 700 infectados e sete óbitos.

O frigorífico já tinha sido fechado no dia 27 de maio por uma infecção de Covid-19 em funcionários, mas o local foi reaberto em 5 de junho.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon) encaminhou um ofício para a JBS e autoridades de saúde solicitando o atendimento dos protocolos judiciais e a reabertura, de forma urgente, do frigorífico de São Miguel. O receio da federação é um “colapso econômico” no estado por causa da paralisação no abate de bovinos.