CORONAVÍRUS | Call center da prefeitura recebeu mais de 56 mil chamadas desde o mês de abril

Os dados são de ligações registradas desde o início do atendimento em abril até 24 de junho

262

Criado pela Prefeitura de Porto Velho, o sistema de teleconsultas para pessoas com sintomas do novo coronavírus, vem registrando um grande volume de ligações da população que busca por atendimento médico e orientações. Desde o início das atividades, no dia 1° de abril, até às 12h da quarta-feira (24), o call center, que atende pelo 0800 647 5225, recebeu 56.465 ligações.

Do início do mês de junho até agora, o serviço contabilizou 22.210 ligações. Desse total, 74% das chamadas foram atendidas pelas equipes médicas, ou seja, 16.356 pacientes passaram pela teleconsulta. Outras 5.834 pessoas abandonaram a ligação antes mesmo do contato com o médico.

O aumento das chamadas foi gradativo e aconteceu de acordo com o crescimento dos casos de Covid-19 em Porto Velho. Em maio foram 26.977 ligações recebidas, sendo 15.343 atendidas (57%) e 11.607 abandonadas pelos pacientes.

O serviço de teleconsultas entrou em funcionamento em abril, quando Porto Velho registrava cerca de 300 casos de coronavírus confirmados. Neste mês, o sistema recebeu 7.278 chamados que resultou em teleconsultas, encaminhamentos e orientações. Na soma geral dos três meses, o call center municipal recebeu 56.465 ligações que buscavam algum tipo de atendimento relacionado ao coronavírus.

Segundo a diretora de Controle, Avaliação e Regulação da Semusa, Caris Regina, o Call Center passou por uma grande reformulação para ter capacidade de atender cada vez mais pessoas. “Tanto que nosso percentual de atendimentos cresceu nesse último mês em comparação com mês anterior. Resultado de um aprimoramento de todo o sistema. Ampliamos o espaço físico, número de profissionais envolvidos e linhas telefônicas”.

Para atender o grande volume de ligações, o Call Center conta hoje com 40 médicos e 70 outros profissionais de saúde responsáveis pelo suporte no atendimento. Um dos trabalhos executados diariamente pelas equipes é o monitoramento dos pacientes atendidos e retorno nas ligações que entram na lista de espera.

O sistema de teleconsulta foi criado pela prefeitura para atender com maior comodidade a população que apresenta sintomas do novo coronavírus. O serviço funciona 24 horas e busca evitar deslocamentos ou exposição da população nas unidades de saúde.

Comdecom