Aparelhos de mobilidade estão disponíveis para retirada na 1ª Gerência Regional de Saúde de Ji-Paraná

290

Os meios auxiliares de locomoção destinados às pessoas com deficiência física estão disponíveis para serem retirados na sede da 1ª Gerência Regional de Saúde (1ª GRS), de Ji-Paraná.

Os equipamentos de mobilidade devem ser resgatados pelos representantes das Secretarias Municipais de Saúde de 15 cidades vinculadas ao órgão estadual da região Central. O beneficiado, por sua vez, recebe o aparelho em casa por meio da Secretaria de Assistência Social da localidade em que vive.
Muleta, bengala, andador, cadeiras de rodas manual, motorizada e de banho são considerados meios auxiliares de locomoção. “Estes equipamentos são doados regularmente pelo governo de Rondônia a quem necessita”, explicou o gerente regional de saúde, Ivo da Silva, alertando sobre o procedimento para aquisição.

O método para que a pessoa seja beneficiada com qualquer um dos meios auxiliares de locomoção é simples. Após atestada por médico, fisioterapeuta e assistente social a necessidade da utilização do equipamento, o interessado deve submeter a um cadastro e a um requerimento junto à Secretaria de Assistência Social local.

No caso de aprovado requerimento, os próprios representantes municipais dão andamento ao processo de pedido ao governo estadual, junto à 1ª GRS. O meio de locomoção poderá ser utilizado de maneira temporária ou definitiva.

“Há situações em que a pessoa se acidenta e depende de um par de muletas por um determinado período. Nessa circunstância o aparelho é devolvido ao final do uso. Mas a maioria das requisições é para quem vai fazer o uso continuado do meio de locomoção”, detalha Ivo da Silva.