Ariquemes, RO, adia terceira etapa da campanha de vacinação contra a gripe por falta de doses

Secretaria de Saúde espera que novas doses sejam entregues até o final da semana. Imunização deve ser retomada a partir do dia 18 de maio.

283

A terceira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Gripe não teve início na última segunda-feira (11) em Ariquemes (RO), com os demais municípios do estado, pois a cidade não tem doses suficientes para atender o público alvo.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as novas doses da vacina devem chegar até o dia 15 de maio para atender o grupo formado por gestantes, puérperas, adultos acima de 55 anos, crianças de seis meses a cinco anos, professores e deficientes.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Epidemiologia, Andrea Gaspar, a imunização deve começar a ser realizada a partir do dia 18 de maio, com o sistema de agendamento para evitar aglomerações nos postos de saúde.

“A gente tem explicado a todo o momento para a população que embora o Ministério da Saúde tenha feito uma antecipação na vacina, ele teve uma dificuldade para distribuição, primeiro porque nem todas as vacinas foram fabricadas e também por causa da malha viária, com o cancelamento de alguns voos. Está previsto para chegar a vacina para a gente somente no final da semana e a gente espera começar a terceira etapa da campanha na semana que vem a partir do dia 18”, explica.

A segunda fase da campanha de imunização também teve início com atraso em Ariquemes e faltaram vacinas para atender os detentos. Eles também devem receber as doses a partir da próxima semana.