Terceira equipe de voluntários de saúde da Força Nacional do SUS começa a atuar em Manaus

Grupo é composto por sete técnicos da pasta que também seguiram para capital do Amazonas para apoiar às gestões estadual e municipal no combate ao Covid-19.

262

A terceira equipe de profissionais voluntários de saúde da Força Nacional do SUS, enviada pelo Ministério da Saúde, começará a atuar no enfrentamento ao novo coronavírus, em Manaus, nesta quarta-feira (6). O grupo é composto por sete técnicos da pasta que também seguiram para a capital do Amazonas para apoiar às gestões estadual e municipal para o combate ao Covid-19.

O número de casos confirmados do novo coronavírus no Amazonas ultrapassa 8 mil, com mais de 600 mortes.

Além do reforço de sete técnicos do Ministério da Saúde, foram 13 profissionais de saúde da Força Nacional do SUS (FN-SUS) capacitados para atuar no enfrentamento do coronavírus encaminhados para atuarem em Manaus.

A equipe de saúde conta com quatro médicos, sete enfermeiros e dois fisioterapeutas que atuarão no Hospital Delphina Aziz, em Manaus, unidade referência no atendimento e tratamento de pacientes com COVID-19.

Esta é a terceira equipe da FN-SUS que apoia o estado do Amazonas com profissionais no Delphina Aziz. Ao todo atuaram na unidade 12 médicos, 24 enfermeiros e quatro fisioterapeutas, no período de 15 de abril a 15 de maio.

Os profissionais de saúde, todos voluntários, chegaram na terça-feira (5) a Manaus e são oriundos de diversos estados brasileiros como Rio de Janeiro, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e o Distrito Federal.

No dia 16 de abril, o Estado já havia recebido os primeiros 17 médicos e enfermeiros, dos quais quatro continuam atuando em Manaus. O segundo grupo de 13 profissionais da saúde, sendo quatro médicos, dois fisioterapeutas e sete enfermeiros, enviados pelo Ministério da Saúde chegaram a Manaus no dia 23 de abril.

Antes do embarque para a capital amazonense, a equipe passou por capacitação no Hospital Universitário de Brasília (HUB). No curso foram abordados aspectos clínicos, diagnóstico e acolhimento de pacientes suspeitos e confirmados com a Covid-19. Além disso foram passadas instruções sobre o manejo correto dos equipamentos de proteção individual e de equipamentos de UTI, e técnica de intubação para a atuação no cuidado a pacientes internados com coronavírus.

Reforço técnico

O Ministério da Saúde informou que também enviou sete técnicos para apoiar a gestão estadual e municipal de saúde pública. A equipe conta com servidores da Atenção Primária, da Atenção Especializada, da Vigilância em Saúde e da Gestão do Trabalho e Educação da Saúde.

Os técnicos atuarão junto a gestão das Secretarias de Saúde Estadual do Amazonas e Secretaria de Saúde Municipal de Manaus na identificação de pontos de atenção da rede elencados, para elaboração de estratégias de enfrentamento à Covid-19. O objetivo, segundo o Ministério, é auxiliar na identificação de pontos de atenção e potencialidades para enfrentamento da doença.

Força Nacional

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) é um programa de cooperação criado em novembro de 2011, voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta do estado ou município.