Amazonas tem 2 mil pacientes curados da Covid-19

Balanço do governo contabiliza tanto pacientes em quadro graves que tiveram alta médica, quando casos mais leves que também saíram do período de transmissão. Estado tem mais de 7,2 mil casos confirmados de coronavírus.

472

Duas mil pessoas já se recuperaram da Covid-19 no Amazonas desde a chegada da pandemia no estado, em março deste ano. Todos os pacientes curados, entre quadros graves e mais leves, estão fora do período de transmissão do vírus.

Os dados foram divulgados pela Fundação de Vigilência em Saúde do Amazonas (FVS-AM) nesta segunda-feira (4), em boletim epidemiológico. O Amazonas tem mais de 7,2 casos confirmados e 584 mortes por Covid-19.

A FVS explica que todos os pacientes considerados recuperados também já cumpriram os 14 dias preconizados da doença e não apresentam mais sintomas, como febre, tosse e falta de ar.

“O número de recuperados inclui tanto pacientes que cumpriram isolamento domiciliar quanto pessoas que necessitaram de assistência hospitalar, sendo internadas na rede pública ou privada, e receberam alta”, explica a pasta que faz o controle da doença no estado.

 Médicos e enfermeiros se divertem com paciente após alta — Foto:  Ione Moreno/Semcom

Desde a chegada do vírus no Amazonas, em 13 de março, até esta terça-feira (5), diversos vídeos e fotos de pacientes recebendo alta e voltando para suas famílias viralizaram. Um dos casos foi de um idoso, que passou dias internado dentro do asilo em que mora, que se divertiu com médicos ao receber alta.

Em outras dezenas de vídeos, profissionais da saúde formam corredores pelos hospitais de referência do Amazonas ou do hospital de campanha municipal para festejar a saída dos pacientes que precisaram passar por internação.

Recomendações ao voltar para casa

As autoridades de saúde alertam que os pacientes recuperados de Covid-19 devem manter os cuidados de higiene ao voltar para casa após alta médica. Práticas como a higienização das mãos e utensílios utilizados e uso da máscara para sair de casa devem continuar.

“Todos devem manter ainda o isolamento social, mesmo após se recuperar de um quadro confirmado de Covid-19”, diz a FVS.