Ministro da Saúde visita Comando Militar da Amazônia para debater medidas de enfrentamento à Covid-19

Segundo dia de agenda do ministro em Manaus inclui visita a hospitais e reunião com parlamentares. Amazonas vive colapso na rede de saúde e tem mais de 6,6 mil casos confirmados de coronavírus.

387

O ministro da saúde, Nelson Teich, visita o Comando Militar da Amazônia, em Manaus, na manhã desta segunda-feira (04), para se reunir com autoridades da Marinha, Aeronáutica e Exército Brasileiro. A reunião, que acontece a portas fechadas, vai definir ações de enfrentamento à Covid-19 no Amazonas.

A pauta principal do encontro é para tratar sobre o apoio logístico que está sendo empregado pelas Forças Armadas no combate ao coronavírus no Amazonas, além de tratar sobre ações futuras. Participam do encontro, além da comitiva do Ministério, o general Omar Zendim, chefe do centro de coordenação de operações do CMA, general Rangel – chefe de Estado Maior do CMA, e o almirante Pilar – chefe de Estado Maior do comando conjunto da Amazônia.

Em Manaus desde a tarde deste domingo (03), Teich cumpre extensa agenda de reuniões e visitas a hospitais de campanha e retaguarda da capital amazonense. Neste domingo, o ministro se reuniu com o prefeito Arthur Neto e o governador Wilson Lima

O Amazonas vive cenário preocupante com mais de 6,6 mil casos confirmados de Covid-19 e 548 mortes confirmadas. O sistema de saúde está à beira de um colapso, com quase 90% dos leitos de UTI já ocupados. Também há colapso no sistema funerário, que lida com uma média de 100 enterros por dia há mais de uma semana.

O Amazonas é o primeiro estado a ser visitado por Teich desde que ele assumiu o Ministério da Saúde.

Teich desembarcou na cidade no fim deste domingo e seguiu para a sede do governo do estado. Lá, ele e o secretário-executivo do Ministério da Saúde, general Eduardo Pazuello, se reuniram com o governador Wilson Lima e outras autoridades do estado e da prefeitura de Manaus.

Para esta segunda-feira, está prevista a visita de Teich ao Hospital Delphina Aziz, referência no estado para tratamento de pacientes com Covid-19, o Hospital de Campanha Municipal e o Hospital de Retaguarda Nilton Lins.

Por volta de 17h está prevista ainda uma coletiva de imprensa do ministro na capital amazonense. Logo depois, às 18h, ele deve se reunir com parlamentares e outras autoridades do Estado.

”Brasil conta comigo”

Amazonas começa a receber nesta segunda-feira (4) as equipes que atuarão nos hospitais como parte do programa do governo federal “Brasil conta comigo”. Segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Eduardo Pazuello,novas contratações poderão ser feitas.

O “Brasil conta comigo” possui uma versão que prevê a contratação de profissionais de 14 áreas diferentes, como medicina, biologia e serviço social, para atuarem no combate à Covid-19 após fazerem capacitação. Eles precisam fazer um cadastro para serem convocados. Outra versão do programa estabelece a contratação de estudantes de medicina do 5º e do 6º anos, e do último ano dos cursos de enfermagem, fisioterapia e farmácia também para atuarem no combate à doença.

A capital amazonense é a primeira cidade do estado a ter integrantes do programa. “Isso vai fazer com que a a gente atenda o mais rápido possível o estado e municípios do interior. Outras contratações podem seguir nas sequências e, com isso, a gente vai atendendo todas as demandas de pessoal que se fizer necessário”, disse Pazuello.