OMS diz que proporção de pessoas que desenvolvem anticorpos contra a Covid-19 é baixa

O diretor de emergências da OMS, Michael Ryan, ressaltou: ‘essa é uma preocupação, porque significa que a grande maioria da população continua suscetível à doença’.

337

A Organização Mundial da Saúde afirmou, nesta quarta-feira (29), que a proporção de pessoas que desenvolvem anticorpos contra o novo coronavírus é baixa, mesmo em áreas com grande transmissão.

O diretor de emergências da OMS, Michael Ryan, ressaltou: “essa é uma preocupação, porque significa que a grande maioria da população continua suscetível à doença. Especialmente se as restrições à circulação de pessoas forem retiradas muito rapidamente”.

A epidemiologista da OMS Maria Van Kerkhove explicou que a organização está acompanhando cerca de 90 pesquisas sobre o assunto e ainda é preciso entender melhor a eficácia dos testes que identificam a presença de anticorpos.

A expectativa da OMS é de que uma vacina leve de dez a 16 meses para ser desenvolvida. O diretor-geral, Tedros Adhanom, trabalha para encurtar esse prazo. Ele reconheceu que vai ser difícil acelerar e, ao mesmo tempo, garantir que todos tenham acesso. “Mas não impossível”, disse.

Também de Genebra, na Suíça, outra notícia que preocupa: a Organização Internacional do Trabalho (OIT) prevê um impacto devastador da Covid-19 para os trabalhadores informais: 1,6 bilhão correm o risco imediato de ficar sem renda. Eles representam quase metade da mão de obra mundial.

O diretor-geral da OIT, Guy Ryder, cobrou de governos medidas urgentes para proteger os trabalhadores e as empresas mais vulneráveis, e disse que a crise está se agravando em comparação com as estimativas de duas semanas atrás.