Prefeitura anuncia suspensão de decreto que flexibilizava abertura do comércio de Porto Velho

Estado de calamidade continua mantido através dos dois primeiros decretos da prefeitura. Hildon Chaves deve repassar mais informações durante coletiva de imprensa na quarta-feira (29).

254

A Prefeitura de Porto Velho anunciou nesta terça-feira (28), por meio da assessoria, que irá suspender por tempo indeterminado os efeitos dos decretos nº 16.633 e 16.629, que tratam sobre a flexibilização do comércio da capital.

O prefeito Hildon Chaves deve fornecer mais informações em coletiva de imprensa prevista para a quarta-feira (29).

No documento que suspende os efeitos dos dois decretos, o prefeito segue com o estado de calamidade pública no município, decretado no dia 23 de março pela ordem municipal 16.612 e modificado no dia 8 de abril pelo decreto 16.620. Com isso, voltam às regras mais rígidas de abertura do comércio, com autorização de funcionamento apenas a alguns segmentos considerados essenciais.

O decreto 16.612 considera atividades essenciais aquelas “indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, assim considerados aqueles que, se não atendidos, colocam em perigo a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população”.

No decreto 16.620, Hildon Chaves proíbe atividades como: a realização de eventos e de reuniões de qualquer natureza, além do funcionamento de galerias de lojas e comércios, shopping centers e centros comerciais.

Casos em Rondônia

Até esta terça-feira (28), Rondônia tem 413 casos confirmados do novo coronavírus e, desses, 11 mortes. Oito óbitos foram registrados apenas em Porto Velho. O balanço foi divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

A Secretaria Estadual de Saúde ainda divulgou que:

  • 77 pacientes estão internados com novo coronavírus;
  • 37 casos suspeitos;
  • 40 casos confirmados;
  • 107 pessoas curadas;
  • 1.393 casos descartados;
  • 71 casos estão aguardando resultado no Lacen.