Arquidiocese de Porto Velho se manifesta e decide manter suspensas as celebrações religiosas

588

Dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto velho emitiu um comunicado a todas as comunidades religiosas, mantendo a suspensão das celebrações religiosas com presença de fieis, orientou que se mantenha o contato através das redes sociais.

A decisão foi tomada, segundo o arcebispo, em função do agravamento do quadro sanitário do e estado e por entender que não há clareza quanto à abrangência e suficiência do conjunto de recursos e medidas com os quais o poder público pretende enfrentar eventual piora do quadro da pandemia no estado.

Confira o comunicado:

Orientação às comunidades de fé sobre o necessário distanciamento social em tempo de Covid-19

 

A Arquidiocese de Porto Velho, dado o seu inarredável compromisso com a defesa da vida, decide não abrir as comunidades de fé para reuniões e celebrações presenciais e aguarda, com prudência, os desdobramentos da crise da pandemia da Covid-19, não obstante o Decreto do Governo do Estado, de 26/04, permitir a realização de atividades religiosas, com restrições, a partir do dia 02/05.

A grave situação pela qual passam diversas cidades do país, cujos sistemas de saúde já dão sinais de colapso, acarretando grande sofrimento a pacientes, familiares e profissionais da saúde, desaconselha, de modo incontestável, o relaxamento das medidas de distanciamento social no estado de Rondônia.

Não há clareza quanto à abrangência e suficiência do conjunto de recursos e medidas com os quais o poder público pretende enfrentar eventual piora do quadro da pandemia no estado.

Faz-se necessário, antes de tudo, garantir condições dignas aos trabalhadores no exercício de suas funções em serviços essenciais, sobretudo aos profissionais da área da saúde, os quais devem ter assegurado efetivo acesso a equipamentos de proteção individual.

Na medida do possível, nossa Igreja coloca-se à disposição para o serviço à sociedade, neste tempo de grande dificuldade.
Dada a abrangência da crise sanitária em curso, com desdobramentos sociais e econômicos, entendemos que é de suma importância que o poder público assegure a participação da sociedade civil organizada na tomada de decisões e observe critérios técnicocientíficos no enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus.

Com Nossa Senhora Auxiliadora, permaneçamos firmes na fé, esperança e caridade. O Espírito do Ressuscitado seja a nossa força.

 

Dom Roque Paloschi

Bispo da Igreja que está em Porto Velho