Leitos do Hospital Regional são equipados para terapia intensiva em Guajará-Mirim, RO

Cidade tem dois casos suspeitos de Covid-19 e nove descartados. Mais de 30 profissionais da saúde participaram de treinamento para manipulação dos ventiladores mecânicos.

573

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Guajará-Mirim (RO) preparou leitos no Hospital Regional Perpétuo Socorro para situações de emergência relacionadas ao novo coronavírus e terapia intensiva. Até esta quinta-feira (23), a cidade não registra nenhum caso da doença.

Segundo o secretário de saúde, Douglas Dagoberto, alguns equipamentos foram solicitados ainda no mês de fevereiro, antes da pandemia.

“Nós fizemos um planejamento e solicitamos alguns equipamentos, já prevendo o que pudesse acontecer. A sala montada aqui no Regional tem capacidade para receber até 6 pacientes”, destacou.

Os leitos contam com quatro ventiladores mecânicos portáteis, um cardioversor, uma bomba de infusão, monitores cardíacos, além de balões de oxigênio. Esta semana, mais de 30 profissionais da saúde participaram de um treinamento para manipulação dos ventiladores mecânicos.

Em Guajará-Mirim, segundo dados do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Nuvepa), dois casos são suspeitos de Covid-19. Duas mulheres, de 73 e 35 anos de idade, que fazem parte do grupo de risco, e que além de ter sintomas similares da doença, estiveram em local de transmissão do vírus.

As pacientes estão em isolamento, sendo monitoradas pela saúde. Até o momento, nove casos suspeitos de Covid-19 já foram descartados.