Profissionais de saúde e policiais terão unidades para testes rápidos do novo coronavírus no AM

Governo anunciou que a medida foi tomada pois as categorias estão na linha de frente durante o combate à Covid-19.

384

O Governo do Amazonas anunciou, durante coletiva de imprensa, nesta terça-feira (14), que irá disponibilizar unidades específicas para profissionais de saúde e policiais passarem por testes rápidos do novo coronavírus, em Manaus. A medida, segundo o governo, é tomada pois as categorias são as que estão na linha de frente durante o combate à Covid-19.

O atendimento de profissionais de saúde deve acontecer nas dependências da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e o de policiais ainda está sem definição. A data para início dos atendimentos também não foi informada. O número total de casos confirmados de coronavírus no Estado chegou a 1.484, com 90 mortes em decorrência da Covid-19.

De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Pinto, os órgãos de saúde do estado começaram a discussão para dar uma atenção mais próxima para os profissionais de saúde e para os militares, na quarta-feira (8).

“Começamos uma articulação no sentido de definir um local específico para fazer uma triagem com testes rápidos. Temos toda uma negociação com a Secretaria de Segurança-Pública e com o comandante da Polícia Militar, no sentido de oferecer um local adequado para a triagem dos militares. Ainda está em negociação este processo”, disse Rosemary.

Para a triagem de profissionais de saúde, Rosemary informou que já há um local definido, após uma parceria ser firmada com a Ufam. O serviço será feito na escola de enfermagem da Universidade.

“Nós já desenvolvemos, em tempo recorde, a capacitação para esses profissionais que vão realizar essa atividade. São alunos finalistas e professores da Universidade tanto do curso de enfermagem, quanto do curso de farmácia”, explicou a diretora-presidente da FVS-AM.

Além de preparar os profissionais, Rosemary também informou que a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) já proveu o aporte adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais, bem como a quantidade de testes rápidos que vão ser utilizados. O centro de triagens será coordenado pela FVS-AM.

Aplicativo de monitoramento

Rosemary também anunciou uma parceria com uma empresa de desenvolvimento de tecnologias que ofertou um aplicativo que vai ser utilizado para o monitoramento dos profissionais da saúde. No aplicativo, os profissionais que sentirem sintomas poderão informar seus dados e o que sentem, e vão fazer um agendamento para o teste na escola de enfermagem no oitavo dia de sintoma.

O aplicativo ficou pronto nesta terça-feira (14), e vai ser disponibilizado no site da FVS-AM, segundo a diretora-presidente da FVS-AM.

“Ele vai ter, automaticamente, agendada a data de exame e, na data, ele vai fazer o teste rápido. Sendo negativo, ele está apto a continuar seu trabalho. Sendo positivo, ele então vai cumprir todo seu período de quarentena. Desta forma, a gente espera agilizar o diagnóstico desses profissionais e, também, aqueles que estão sintomáticos, que eles permaneçam em casa no seu período de sintomas, para evitar tanto contaminar os pacientes, como também para que tenha um monitoramento para evitar o agravamento e, infelizmente, o óbito”, finalizou.

Coronavírus no Amazonas

O número total de casos confirmados de coronavírus no Estado chegou a 1.484, com 90 mortes em decorrência da Covid-19, segundo a última atualização feita pelo Governo nesta terça-feira (14).

De acordo com a FVS-AM, a capital amazonense tem 1.295 casos confirmados e o interior registra 189, em 18 municípios. Do número total, 1.074 casos estão em isolamento domiciliar ou social e 171 estão fora do período de transmissão da doença.