Fiocruz é designada pela OMS como referência para Covid-19 nas Américas

Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz foi nomeado como referência no continente para realização de testes de confirmação da doença.

647

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, Zona Norte do Rio, foi designada pela Organização Mundial da Saúde(OMS) como referência para Covid-19 nas Américas. O anúncio foi feito pela Fundação Oswaldo Cruz nesta terça-feira (14).

Com isso, o Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi nomeado como laboratório de referência no continente para realização de testes de confirmação da doença e, além disso, integra a rede de especialistas em laboratório da entidade para a Covid-19.

O laboratório, que é referência nacional em vírus respiratórios junto ao Ministério da Saúde, vem atuando desde a emergência do novo coronavírus (SARS-COV-2) no diagnóstico de amostras e na capacitação de equipes para análises laboratoriais.

Além do laboratório da Fiocruz, o Laboratório para Diagnóstico de Vírus Respiratórios do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, também atua como referência no continente.

 Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz — Foto:  José Damacena/IOC Fiocruz

“Sermos escolhidos como um dos dois laboratórios de referência nas Américas é um reconhecimento não apenas do nosso laboratório, mas da Fiocruz pelo trabalho realizado, ao longo de décadas, com vírus respiratórios, fortalecendo e consolidando o Sistema Único de Saúde e contribuindo para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira”, afirmou a chefe do Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo, Marilda Siqueira.

Agora como laboratório de referência para Covid-19 nas Américas, a unidade deverá apoiar os laboratórios da região, especialmente de países de média e baixa renda.

O trabalho inclui ainda: realizar o sequenciamento genético de amostras para referência global; acompanhar a evolução do vírus e identificar mutações que possam ser relevantes para testes de diagnóstico, desenvolvimento de vacina e tratamentos; desenvolver e implementar métodos de ponta para ensaios.

Na semana passada, a Fiocruz divulgou imagens inéditas que mostram o novo coronavírus atacando células do corpo.O registro em microscopia eletrônica de transmissão foi produzido no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) com participação de pesquisadores do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo.

O que é o laboratório

Desde a década de 1950, o laboratório do Instituto Oswaldo Cruz atua como referência nacional em influenza junto à OMS, integrando o Sistema Global de Vigilância e Resposta à Gripe, criado após a pandemia de gripe asiática de 1957.

Nos últimos anos, o laboratório atuou ainda como referência nacional para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e ebola.

Em reportagem no ano passado, o RJ2 mostrou o laboratório que atuava na pesquisa da prevenção da gripe.