Hospital de campanha de Manaus recebe primeiros pacientes com Covid-19, diz prefeitura

Transferências foram realizadas na madrugada desta terça-feira (14). Hospital foi aberto emergencialmente na noite de domingo.

372

O novo hospital de campanha montado pela Prefeitura de Manaus no Lago Azul, na Zona Norte, recebeu os primeiros pacientes de Covid-19 na madrugada desta terça-feira (14). Eles foram encaminhados para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) 1, que entrou em funcionamento imediato na noite de domingo, com 18 leitos iniciais instalados.

“Nos próximos dias, o Hospital de Campanha Municipal estará operando na sua totalidade e será muito útil neste momento que vivenciamos o colapso do sistema de saúde por conta da Covid-19”, completou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

O primeiro paciente foi um homem de 36 anos, encaminhado de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Outros dois também deram entrada na UTI 1, um homem de 38 anos e uma mulher de 42.

“São pacientes que deram entrada no serviço de autoatendiemento de urgência e emergência do Estado e, de acordo com avaliação médica, com encaminhamento do sistema de regulação, esses pacientes deram entrada no Hospital de Campanha”, explicou a subsecretária de Gestão em Saúde da Semsa, Adriana Elias.

O Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes não é um hospital de portas abertas e não vai funcionar como pronto-socorro. Os pacientes serão encaminhados de outras unidades por meio da Central de Regulação. O local segue recebendo a adaptação das demais estruturas, que ao todo terá aproximadamente 150 leitos. A expectativa é de que a UTI 2, com mais 19 leitos, entre em funcionamento na próxima quinta-feira, 15/4.