CORONAVÍRUS | Profissionais de Saúde recebem capacitação sobre ações de contenção

Prefeitura de Porto Velho está investindo em treinamentos desde o início da pandemia

369

A prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) promoveu uma capacitação para os profissionais de saúde que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste e no Centro de Atendimento ao novo coronavírus (Covid-19). O curso aconteceu entre os dias 4 e 10, e abordou princípios teóricos e práticos nas ações para contenção da doença.

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros funcionários do setor da saúde participaram do treinamento cujo objetivo é aprimorar o conhecimento das equipes para sistematização do atendimento do paciente com suspeita de infecção pelo Covid-19.

A prática pode minimizar os riscos de transmissão, orientar quanto a adoção de medidas preventivas padronizadas para o uso de equipamentos de proteção individual e ainda que os servidores tenham condições de divulgar informações sobre a doença.

O curso foi conduzido pelo médico e professor universitário Maxwendell Gomes Batista, que utilizou metodologia ativa combinada com palestras e dinâmica de grupos.

“Um formato que facilita a assimilação dos conteúdos, estimula a participação dos participantes e ainda gera conhecimento através de simulações práticas”, explicou o médico.

A capacitação foi dividida em cinco módulos com os conteúdos sobre parada respiratória, intubação, paramentação e desparamentação para atendimento, acesso venoso, manobra de pronação (recrutamento alveolar) e mais. Temas que fazem parte do dia a dia dos profissionais da saúde que atendem pacientes com suspeita do novo coronavírus.

Profissionais da UPA Sul também receberão o mesmo treinamento durante esta semana. Segundo a secretária titular da Semusa, “os treinamentos para as equipes da linha de frente vem sendo feitos constantemente para que tenhamos profissionais cada vez mais capacitados. Assim, conseguimos atender melhor a população e garantimos que nossos profissionais estejam aptos e seguros”.