Amazonas registra 1.275 casos confirmados do novo coronavírus; número de mortes chega a 71

Estado tem 69 novos casos confirmados da doença, conforme boletim divulgado nesta segunda-feira (13). 194 pacientes com Covid-19 estão internados.

550

O Amazonas registrou 69 novos casos confirmados do novo coronavírus, conforme boletim divulgado, nesta segunda-feira (13), pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). O número total de casos confirmados no Estado chegou a 1.275, com 71 mortes em decorrência da Covid-19.

De acordo com a FVS-AM, a capital amazonense tem 1.106 casos confirmados e o interior registra 169, em 16 municípios. Do número total, 863 casos estão em isolamento domiciliar ou social e 147 estão fora do período de transmissão da doença.

A FVS-AM informou, ainda, que cerca de 700 pacientes estão aguardando resultado do exame, realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).

O número de mortes causadas pelo novo coronavírus no Amazonas chegou a 71, com letalidade de 5,57%. Ainda conforme o boletim, dos 101 casos notificados, 17 já foram descartados e outros 13 estão em investigação.

Pacientes internados

Conforme a FVS-AM, há 560 pacientes internados com suspeita e confirmação para a Covid-19. São 430 pacientes internados em leitos clínicos e 130 em leitos de UTI.

O número de pacientes internados com o novo coronavírus é de 194, com 117 em leitos clínicos e 77 em UTI. O boletim também aponta que outros 366 pacientes estão internados com a suspeita da doença, sendo 313 em leitos clínicos e 53 em UTI.

Profissionais de saúde infectados

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Pinto, informou que o Estado tem a notificação de 57 profissionais de saúde infectados com a doença, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e bioquímicos.

Atualmente, há 10 profissionais de saúde internados, 8 em leitos clínicos e dois em UTI. Outros 31 profissionais de saúde já estão fora do período de transmissão da doença e devem retornar as atividades no sistema de saúde do Estado. Seis mortes de profissionais foram notificadas, três confirmadas por Covid-19 e outras três em investigação.

“Entre os confirmados, nós temos um médico, um enfermeiro e uma técnica em enfermagem, e três médicos em investigação. Resta informar que esses são os dados que nos foram notificados. Mas, o nosso Centro Estadual de Referência de Saúde do Trabalhador está indo a todas as unidades de saúde no sentido de identificar quantos outros profissionais ainda não foram notificados, mas foram afastados pela suspeita da Covid-19”, explicou.