Pronto-socorro é criado em Ouro Preto do Oeste, RO, para atender casos de coronavírus

Quem tiver sintomas não deve procurar a unidade, primeiro deve ligar para o (69) 9 9913-2885, para passar por triagem. Local é destinado a pacientes em estados moderado e grave.

432

Um pronto socorro foi criado em Ouro Preto do Oeste (RO) para atender pacientes com sintomas de Covid-19. A unidade funcionará no Hospital Municipal da cidade e deve atender pacientes em estados moderado e grave.

Segundo a prefeitura de Ouro Preto, os pacientes que apresentarem sintomas sugestivos ao novo coronavírus como tosse, febre, cansaço e dificuldade para respirar, devem entrar em contato com o comitê gestor pelo telefone (69) 9 9913-2885.

Durante contato telefônico sera feita uma triagem para dividir os pacientes com sintomas leves, dos moderados e graves.

No caso dos sinais leves, será indicado, segundo a prefeitura, o isolamento domiciliar por 14 dias, sendo monitorado a cada 48 horas.

Já nos casos de sintomas moderados ou graves, o paciente será encaminhado para isolamento no Hospital Municipal, onde será ofertado suporte farmacológico e oxigenoterapia.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Ouro Preto, pede que as pessoas que chegarem de viagem devem comunicar aos agentes de saúde e a vigilância epidemiológica do município, ou ligar para o telefone (69) 9 9913-2885, além de realizar o isolamento domiciliar.

Casos em Rondônia

Segundo o último boletim oficial divulgado na segunda-feira (6), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) confirmou mais quatro casos do novo coronavírus em Rondônia, aumentando o total para 18 no estado. O estado continua com uma morte registrada por Covid-19.

De acordo com a pasta, agora são: 14 casos confirmados em Porto Velho; um em Jaru; um em Ji-Paraná; um em Rolim de Moura e outro em Vilhena.

‘Disque Corona’

A Sesau divulgou na semana passada o “Disque Corona” com o objetivo de tirar dúvidas de moradores sobre a Covid-19 antes de procurarem as unidades de saúde de Rondônia.

Segundo a Sesau, profissionais de saúde são as pessoas que atendem a população do outro lado da linha e orientam o que é recomendado para cada caso.

Disque Corona dos municípios de Rondônia — Foto: Governo de RO/Divulgação