Lixão é fechado em Ji-Paraná, RO, e município passa a usar aterro sanitário

Custo do uso do aterro será de R$ 159 por tonelada de lixo. Está proibido o uso do lixão para despejo de resíduos pelos próximos anos.

408

As atividades no lixão municipal de Ji-Paraná (RO) foram encerradas pela prefeitura na última segunda-feira (6). Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), os resíduos sólidos coletados na cidade passaram a ser depositados em um aterro sanitário.

O aterro, localizado na estrada do Km 11 na área rural, próximo ao antigo lixão, foi selecionado por seis meses em um processo licitatório realizado em caráter emergencial. O custo do uso do local para a destinação dos resíduos será de R$ 159 por tonelada.

O peso dos resíduos deve ser aferido na balança do município, localizada na Usina de Asfalto, e na balança da empresa contratada, dentro da área do aterro. De acordo com a prefeitura, o contrato emergencial foi realizado pois o processo licitatório em andamento ainda não foi concluído.

Com o fechamento do lixão, fica proibido o despejo de qualquer material no local, que passará por um processo de recuperação ambiental e deve ficar inutilizado por até 30 anos.