Quatro municípios decretam toque de recolher por novo coronavírus em RR

Os prefeitos de Bonfim, Caracaraí, Iracema e Rorainópolis aderiram a medida. O governo do estado já declarou estado de calamidade pública.

387

Os prefeitos de Bonfim, Caracaraí, Iracema e Rorainópolis, municípios de Roraima, decretaram toque de recolher noturno por causa do novo coronavírus. Estado tem dois casos confirmados, trata-se de um casal, que vive em Boa Vista e viajou recentemente para São Paulo.

Em Caracaraí, ao Sul de Roraima, a medida passou a valer a partir desta segunda-feira (23). A prefeita Socorro Guerra (PROS) autorizou que a Guarda Municipal, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros adotem “medidas necessárias” para garantir isolamento domiciliar a partir das 21h.

“Uma grande parte da população não está entendendo a gravidade do vírus e age de forma irresponsável”, disse. “E todas as pessoas que forem vistas aglomeradas nas ruas serão conduzidas até as suas residências.”

A norma limita as atividades de comerciais essenciais, como mercados, das 6h às 20h, com atendimento de cinco pessoas por vez. Até as 21h, os estabelecimentos podem atender os clientes pelo sistema de entregas.

Em Rorainópolis, Sul do estado, o toque de recolher também passou a valer a partir desta segunda-feira. Mas na região, as ruas devem ser esvaziadas a partir das 20h. A Polícia Militar está responsável por garantir a medida, de acordo com o decreto do prefeito Leandro Pereira da Silva (PSD).

Já o prefeito Jairo André Ribeiro Sousa (MDB) de Iracema, também ao Sul de Roraima, decretou o toque de recolher a partir das 20h nesse domingo (22). A Defesa Civil e a Polícia Militar estão encarregadas de fiscalizar o município.

Em Bonfim, ao Norte, o prefeito assinou o documento neste domingo (22). Um recolhimento noturno foi imposto pelos próximos 15 dias. A prefeitura informou ainda, que a partir das 20h, as autoridades de Segurança Pública podem adotar as “medidas necessárias”. A região teve a fronteira com a Guiana fechada por decisão presidencial.

O Ministério Público de Roraima (MPRR) recomendou que os prefeitos de São Luiz, São João da Baliza e Caroebe, todos ao Sul, também adotem medidas de prevenção ao novo coronavírus.

O órgão pediu para que os prefeitos restrinjam a circulação de pessoas e suspendam eventos e cultos religiosos por prevenção ao Coronavírus. O G1 tenta contato com as prefeituras de São Luiz, São João da Baliza e Caroebe.

O governo do estado já declarou estado de calamidade pública. Com a medida, apenas os serviços essenciais — como hospitais, mercados e polícia — devem funcionar nos 15 municípios do estado.