Mais um voo com brasileiros deportados deve pousar no Aeroporto Internacional de BH

De acordo com a BH Airport, são esperados 38 passageiros. Este é o 11º voo do tipo a desembarcar no terminal desde outubro do ano passado.

321

Mais um avião com brasileiros deportados deve desembarcar no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na tarde desta segunda-feira (23). De acordo com a BH Airport, que administra o terminal, este será o 11º voo fretado pelo governo do Estados Unidos a pousar na Região Metropolitana.

Ainda segundo a BH Airport, são esperados 38 passageiros. O último voo do tipo trouxe de volta 47 pessoas, no dia 20 de março. Na ocasião, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disse que adota um protocolo de segurança sanitária para todos os casos de passageiros vindos do exterior por conta do coronavírus.

A Polícia Federal (PF) disse que todos os agentes, seguindo as orientações da Anvisa, têm usado equipamentos de proteção individual (EPIs) no atendimento aos voos. A previsão da PF é que desembarquem 34 brasileiros nesta tarde.

Mais de 600 deportados já chegaram a Confins desde outubro de 2019, quando o primeiro voo pousou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Este desembarque marcou a retomada de uma medida que não era aceita pelo Brasil desde 2006, quando o Itamaraty alterou a política de trato de brasileiros no exterior.

Brasileiros que vieram dos EUA em outros voos relataram maus-tratos. Na chegada, um deles, que não quis se identificar, disse que muitos passam fome durante a prisão. Homens, mulheres e crianças, de vários estados do país, desembarcam apenas com a roupa do corpo, documentos e o que sobrou do dinheiro que levaram.