Idosos fazem fila em ‘drive thru’ para se vacinar contra a gripe em Rio Branco

Ação é feita no pátio do antigo Detran, em frente ao 7º BEC, na capital acreana. Medida faz parte das ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19).

470

Para garantir a imunização de idosos na campanha nacional de vacinação contra a gripe em tempos de novo coronavírus, a Prefeitura de Rio Branco decidiu adotar o método “drive thru”. A ação iniciou nesta segunda-feira (23), no antigo pátio do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran), em Rio Branco, em frente ao 7º BEC.

O Acre já confirmou, até o sábado (21), 11 casos de Covid-19 no estado, que já declarou calamidade pública por causa da pandemia.

Desde as primeiras horas do dia, uma fila se formou no local, onde só é possível vacinar quem está dentro dos carros. Segundo o secretário municipal de Saúde, Oteniel Almeida, os dados do IBGE apontam que a capital acreana tem mais de 60 mil idosos. A prefeitura tem 47 mil cadastrados.

Para quem não tem carro para poder ir até o local de vacinação, as equipes da prefeitura estão indo nas casas. Um canal para solicitação de vacinação em domicílio para quem ainda não está cadastrado no sistema deve ser disponibilizado na próxima quarta-feira (25).

“São duas estratégias de vacinação, essa primeira aqui no Pátio do Detran é importante ressaltar para as pessoas que a gente vai estar vacinando apenas quem estiver no veículo. As pessoas que estão a pé ou não tenham veículo devem aguardar a visita domiciliar do agente comunitário e quem não tem o cadastro dos agentes comunitários ou do sistema de assistência social vai ter um número de telefone a partir de quarta [25] para que as pessoas liguem e se vacinem”, explicou o secretário.

Além dos idosos, os profissionais de Saúde também fazem parte do público-alvo da campanha. Estes devem ser vacinados em seus locais de trabalho ou os que são autônomos e os que estão desempregados devem procurar uma unidade de saúde pela parte da tarde.

“De manhã as nossas salas de vacina não estarão abertas porque nós queremos evitar aglomeração nas unidades, já que os outros serviços se mantêm. E no período da tarde nós vamos estar vacinando os profissionais da saúde”, afirmou Almeida.

O secretário ressaltou que a vacina não previne contra o novo coronavírus, mas sim contra outras síndromes gripais.

“Portanto, se as pessoas tomarem a vacina, se imunizam das outras gripes e aí, se chegar em uma unidade com algum sintoma respiratório, certamente já pode ser a Covid-19 e aí a gente já consegue fazer a triagem. Essa é a estratégia do Ministério da Saúde e nós estamos cumprindo rigorosamente no município de Rio Branco”, disse.

Na segunda fase, serão vacinados professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica do Acre, o cronograma de vacinação no Acre previsto é o seguinte:

  • 23/03: 1ª fase – Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde;
  • 16/04: 2ª fase – Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • 09/05: 3ª fase – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.
  • Ação é para evitar que os idosos que fiquem doentes — Foto: Quésia Melo/Arquivo pessoal