Governo decreta estado de calamidade pública no AM; estabelecimentos comerciais devem ser fechados, diz governador

Clínicas e consultórios médicos deverão atender exclusivamente casos de emergência.

379

O governador do Amazonas, Wilson Lima, decretou nesta segunda-feira (23) estado de calamidade pública por conta da pandemia do novo coronavírus no estado – que já contabiliza 32 casos confirmados. Entre as medidas, o Governo anunciou o fechamento de estabelecimentos comerciais.

Durante coletiva de imprensa online, Lima informou que apenas estabelecimentos de serviços básicos serão mantidos abertos, como supermercados, farmácias e padarias.

“Para o Distrito Industrial, seguem as regras estabelecidas pela Anvisa e FVS sobre condutas nesses estabelecimentos sobre higiene e monitoramento. Há pessoas nas empresas que têm contato com o nosso governo para nos atualizar”, disse.

Clínicas médicas e veterinária – além de consultórios médicos – também deverão ser fechados após o decreto desta segunda-feira (23). “Porém, estes locais podem abrir caso se enquadrem para atender pacientes de urgência e emergência”, explicou o governador.

O governador informou ainda que todos os servidores públicos do Amazonas devem começar a trabalhar em regime de home office – quando o trabalhador pode executar suas funções de forma remota.

“todo o serviço do estado do Amazonas será feito por home office. Os funcionários vão trabalhar em casa, salvo serviços como saúde e segurança pública. Cada secretário vai estabelecer o critério de quem pode fazer esse serviço em casa”, disse.