Navio alemão chega a Manaus e passa por inspeção da Anvisa; Governo determinou que pessoas não desembarquem

Medida faz parte adoção da prevenção ao novo coronavírus.

453

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) inspecionou, na manhã desta terça-feira (18), um navio turístico de origem alemã que chegou a Manaus. A medida faz parte adoção da prevenção ao novo coronavírus.

Nesta terça-feira o governador Wilson Lima determinou que passageiros e tripulantes da embarcação não poderiam desembarcar em Manaus.

Segundo o coordenador de vigilância sanitária de portos e aeroportos e fronteiras da Anvisa, Jefferson Caldas, o navio chegou por volta de 8h e logo em seguida foi iniciada a inspeção.

“Às 8h40 nós iniciamos o procedimento de inspeção do navio. A nossa finalidade nessa inspeção foi exatamente verificar todas as condições sanitárias em relação aos objetos que nós monitoramos: água, resíduos, efluentes, climatização, limpeza, desinfecção, gerenciamento de resíduos sólidos e, principalmente, em relação à situação de saúde de tripulantes e também de passageiros da embarcação”, explicou.

O cruzeiro Amera ancorou no porto de Manaus com 995 pessoas, sendo 571 passageiros e 424 tripulantes. Segundo a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), o cruzeiro Amera será o último navio a aportar em Manaus na atual temporada. Outros que já estavam programados, foram cancelados.

De acordo com a Anvisa, a embarcação solicitou operações como retirada de óleo, reabastecimento de água e de alimentos, e por esse motivo o navio deve permanecer na cidade até o fim da tarde desta quinta-feira (19).

“Algumas dessas operações estão acontecendo hoje durante o dia todo, outras acontecerão amanhã, então essa embarcação só estará disponível para partir a partir das 17h de amanhã”, explicou.

A Anvisa esclareceu que, para o caso de navios de cruzeiro, existe uma recomendação para que não haja embarque ou desembarque de ninguém, sobretudo de pessoas.

Coronavírus no Amazonas

Até a última atualização, o Amazonas tem dois casos confirmados, ambos em Manaus. O novo caso confirmado se trata de um médico, de 55 anos, que acabou de retornar da Espanha e está em Manaus.

O balanço mais atualizado do Amazonas é de 44 casos suspeitos, 39 descartados e três em investigação.

Além do médico, anunciado na tarde desta quarta-feira (18), o outro caso no estado é de uma mulher de 39 anos que testou positivo na última semana e já é considerada recuperada e fora do período de transmissibilidade da doença.