Coronavírus: Hospital Regional suspende visitas após suspeita de caso em Vilhena, RO

Uma criança de 11 anos está com suspeita de coronavírus, diz Secretaria de Saúde. Estado tem 21 casos suspeitos.

554

O Hospital Regional decidiu suspender, a partir desta segunda-feira (16), as visitas a pacientes internados na unidade em Vilhena (RO), no Cone Sul do estado. A proibição é por causa de uma suspeita de coronavírus na cidade, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Conforme divulgado pela prefeitura de Vilhena, as visitas ficarão suspensas por 30 dias e somente os acompanhantes que forem necessários continuarão tendo acesso ao hospital.

No domingo (15), a Semus divulgou que uma criança de 11 anos está com suspeita do novo coronavírus. O paciente está sendo tratado em casa e é o único da família com sintoma gripal, após retornar de viagem dos Estados Unidos.

“A coleta de amostras para exame foi feita e, até quarta-feira, deve estar pronto o exame para H1N1 e, até o dia 23, o resultado para Covid-19, emitido por laboratório de São Paulo”, informou a Semus.

A prefeitura disponibilizou telefones para que a população de Vilhena possa tirar dúvidas sobre o coronavírus:

  • UBS Afonso Mansur 3321-5600
  • UBS Carlos Mazala 3322-6512
  • UBS Cristo Rei 3322-9666
  • UBS São José 3321-1578
  • UBS Industrial 3322-9321
  • UBS João Luiz 3321-5816

Casos suspeitos em Rondônia

Até o último balanço da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), há 21 casos suspeitos de Covid-19 no estado de Rondônia. São:

  • 9 casos investigados em Ariquemes;
  • 9 suspeitos em Porto Velho;
  • 2 suspeitos em Ji-Paraná;

Nenhum caso de coronavírus foi confirmado no estado até a manhã desta segunda-feira (16).

Qual é a origem do vírus?

O novo vírus é apontado como uma variação da família coronavírus. Os primeiros foram identificados em meados da década de 1960, de acordo com o Ministério da Saúde.

O nome do vírus não foi definido pela organização. Temporariamente, recebeu a nomenclatura de 2019-nCoV.

A doença provocada pela variação originada na China foi nomeada oficialmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como COVID-19, em 11 de fevereiro. Ainda não está claro como ocorreu a mutação que permitiu o surgimento do novo vírus.

Outras variações mais antigas de coronavírus, como SARS-CoV e MERS-CoV, são conhecidas pelos cientistas. Eles também chegaram aos humanos por contato com animais: gatos, no caso da Sars, e dromedários, no vírus Mers.

Adicione nosso número de Whatsapp para receber informações sobre o novo coronavírus: +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito na linha de informação).