Justiça do Paraguai mantém prisão de Ronaldinho Gaúcho e irmão

Brasileiros estão detidos após serem flagrados com passaportes e documentos paraguaios adulterados.

476

A Justiça do Paraguai manteve nesta sexta-feira (13) a prisão do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho e de seu irmão, Roberto de Assis, informou o jornal “ABC Color”. Os dois estão detidos há uma semana após serem flagrados com passaportes e documentos paraguaios falsificados.

Os juízes da Câmara de Apelação paraguaia entenderam que ainda há perigo de fuga e de obstrução às investigações sobre o caso. Esse é o terceiro recurso rejeitado pela defesa de Ronaldinho.

Os advogados dos irmãos tinham tentado tirá-los da prisão no sábado da semana passada e na última terça-feira. Nesta sexta, o promotor Marcelo Pecci apresentou uma resposta ao novo apelo, pedindo que fosse julgado improcedente e que a resolução impugnada fosse confirmada. O tribunal acatou a solicitação.

Ronaldinho e seu irmão, Roberto de Assis Moreira, foram alvo de operação em 4 de março, quando a polícia paraguaia fez uma busca pelos documentos falsificados nos hotéis em Assunção onde os dois estavam hospedados. Ambos viajaram ao Paraguai para participar de eventos.

No início, o Ministério Público paraguaio entendeu que não havia motivos para pedir a prisão dos brasileiros. Entretanto, após Ronaldinho e o irmão prestarem depoimento em juízo, a promotoria passou a defender a prisão dos brasileiros.

Os dois, então, foram presos na noite de 6 de março de forma preventiva — o que pode durar até seis meses, de acordo com leis paraguaias.

Outras investigações

O promotor Osmar Legal — que atua no processo em que Ronaldinho Gaúcho e Roberto de Assis são investigados por uso de passaportes falsos no Paraguai — afirmou no domingo (8) ao Globoesporte.com que os dois também são investigados por outros crimes.

Foi ele quem pediu, no sábado (7), a manutenção da prisão dos brasileiros, alegando “risco de fuga e que o Brasil não extradita seus cidadãos”. Na tentativa de transformar o caso em prisão domiciliar, a defesa alegou que Assis tem um problema no coração e precisa de cuidados médicos. O pedido foi negado na terça-feira (10).

O ministro da Secretaria Nacional Anticorrupção do Paraguai, René Fernández, afirmou que há indícios de que Ronaldinho Gaúcho e Assis depositaram aproximadamente 59 milhões de guaranis (cerca de R$ 42,6 mil) em uma conta de um banco público para dar início aos trâmites de naturalização. As declarações foram dadas em entrevista à Rádio ABC Cardinal 730 AM, do Paraguai.

De acordo com René, a soma ainda está depositada no Banco Nacional do Fomento (BNF) do Paraguai. O valor seria uma espécie de caução para o início do processo. Na entrevista ele não explica, no entanto, se é possível fazer tal pagamento mesmo sem os pré-requisitos mínimos para a naturalização, dentre eles ter vivido três anos no país.

Processados no caso chegam a 14

Na quarta-feira, o Ministério Público do Paraguai indiciou mais oito pessoas, e os acusados na investigação que surgiu após o caso de Ronaldinho Gaúcho e Assis chegou a 14 processados. Entre eles, a única pessoa foragida é a empresária Dalia Lopez, responsável pela ida dos irmãos ao país.

Dentre os indiciados, estão vários funcionários da Direção Nacional da Aeronáutica Civil (Dinac), do Departamento de Investigações da Polícia Nacional e do Departamento de Migrações.

Também foi detida Stella Marys Lugo, que era vizinha das duas mulheres que expediram os passaportes posteriormente adulterados para os nomes de Ronaldinho e Assis. Stella foi apontada como a pessoa que buscou os documentos.