Exames de glicemia e pressão arterial atraem clientes do Shopping Tudo Aqui em Porto Velho

214

A turismóloga Mayra Cristina Silva de Azevedo, mãe de dois filhos, moradora no bairro Castanheira, na zona sul de Porto Velho, saiu satisfeita do Shopping Tudo Aqui, depois de ser atendida durante a campanha de previsão de danos renais, das 7h às 10h da manhã de hoje (12). A iniciativa faz parte do Dia Mundial do Rim, que tem como objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo.

Mesmo sendo nadadora, frequentadora de academia de ginástica e atleta de corrida de rua, ela se dispôs a fazer o teste de glicemia e aferir a pressão arterial. “Eu vim aqui para  visitar o Sine (Sistema Nacional de Emprego), soube dessa campanha e pensei: não custa fazer, e participei”, disse.

Mayra tem histórico de doenças na família: dois avós morreram de câncer, e o pai tem três pontes de safena, porém, suas medições resultaram normais.

Três acadêmicas de enfermagem em nefrologia, uma delas generalista, e um biólogo não permitiram filas longas dentro do shopping. Assim, cada atendimento durou em  média três a cinco minutos, tempo suficiente para desabafos de pacientes, referentes a sintomas de doenças e pedidos de orientações.

O êxito da procura animou o  coordenador estadual do serviço de nefrologia na Central de Diálise do Estado de Rondônia, que funciona no Hospital de Base dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, Gilmar Meireles Nogueira. Ele prevê o próximo atendimento para o final deste mês, no Espaço Alternativo, na avenida Jorge Teixeira de Oliveira.

 

“Recebemos pessoas de diferentes bairros, o que torna importante e dá sentido à campanha”, disse Gilmar Meireles.

 

Um doente renal chegou ao guichê com catéter no pescoço e picos de hipertensão. Ele está prestes a deixar a hemodiálise, podendo recuperar a função renal.

Ame seus rins. Dose sua creatinina e É exame de rotina? Peça creatinina são os motes da campanha Saúde dos Rins para Todos, promovida pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, Sistema Único de Saúde e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

As pessoas recebem recomendação para pedirem aos seus médicos, a dosagem da creatinina nos exames de rotina, quando têm mais de 50 anos e histórico familiar de doença renal crônica; diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade, ou vício do cigarro; apresentem infecções urinárias e/ou cálculos renais de repetição ou se usam medicamentos que que podem comprometer a função dos rins.

Creatinina é o produto da degradação da fosfocreatina no músculo, geralmente produzida em uma taxa praticamente constante pelo corpo, taxa diretamente proporcional à massa muscular da pessoa: quanto maior a massa muscular, maior a taxa.

Outras condições que justificam a dosagem são: inchaços sem causa aparente; sangue na urina; urina em forma de espuma após a micção; perda de peso e/ou apetite; fraqueza, náuseas; criança com dificuldade de crescimento e gravidez com suspeita de pré-eclâmpsia.

DOENÇA RENAL CRÔNICA

► A doença renal crônica se caracteriza por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências, pois os rins têm muitas funções, dentre elas: regular a pressão arterial, filtrar o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras.

► Em geral, nos estágios iniciais, a doença renal crônica é silenciosa, ou seja, não há sintomas ou são poucos e inespecíficos. Por isso, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido, muitas vezes em estágio muito avançado, sendo necessário o tratamento de diálise ou transplante renal.

► São fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, com exames de baixo custo, como a creatinina no sangue e o exame de urina simples. [Do site da Sociedade Brasileira de Nefrologia].