III Reunião do Conselho Estadual de Turismo, coordenado pela Setur, define ações para 2020

315

Na III Reunião do Conselho Estadual de Turismo (Cedtur), que aconteceu na manhã de quinta-feira (20) no salão nobre Rosilda Shockness, edifício Pacaás Novos, Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, a Superintendência Estadual de Turismo (Setur) apresentou as ações e planejamentos previstos para 2020.

Gilvan Pereira, superintendente de Turismo, explicou os 10 eixos do desenvolvimento do turismo, como que devem alavancar o setor ainda mais, dando continuidade ao trabalho já iniciado em 2019. “Se nós conseguirmos cumprir todas as metas de cada eixo, teremos um turismo fortalecido em nosso Estado”.

O 1º eixo é “Governança”: com o chamamento de todos os entes envolvidos, o que já vem sendo feito desde o início desta gestão. A criação do Cedtur – em agosto do ano passado, a promoção de encontros estaduais, de interlocutores e empresários, o programa de regionalização, a realização de audiências públicas nas câmaras municipais, a criação de planos estaduais e municipais e a inclusão no Programa de Modernização e Governanças de Fazendas Municipais e Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios de Rondônia (Profaz) fazem parte deste eixo.

No 2º eixo a “Capacitação” é o tema: somente no ano passado o Governo do Estado investiu R$ 800 mil na formação de mais de mil pessoas através do Idep/Senac. O Instituto Federal de Rondônia (Ifro), que já tem polos em todos os municípios também entrará com a parceria para a capacitação de profissionais para trabalharem na área e melhor atenderem aos turistas, sejam eles rondonienses ou de outros estados. O Ministério do Turismo oferece cursos online para o mesmo fim e a equipe da Setur atende aos interessados com orientações e direcionamentos, além do Profaz também contar com investimentos para o eixo.

O eixo 3º, “Empreendedorismo e Atração de Investimentos”, prevê o incentivo a novos negócios no setor, através de programas como o Investe Turismo, o Profaz e o Sebrae. No 4º eixo a “Infraestrutura” é prioridade, com placas de sinalização turísticas (que já conta com empresa licitada e mais de 600 placas a serem instaladas em Rondônia), a internacionalização do aeroporto da capital, melhorias nas estradas contando com a parceria do DER, e o aumento da malha aérea estadual.

Para o 5º eixo o planejamento prevê a “Criação de Fluxo e Demandas”, desenvolvimento os projetos Viaja Mais Servidor (que já está movimento a rede hoteleira do Estado), o Cartão Turismo (que pretende fechar com banco que ofereça as menores taxas de financiamento para custeio de viagens dentro do Estado para servidores), e concursos que promovam o interesse e conhecimento sobre o turismo rondoniense.

Já desde o ano passado, e com previsão de envolver ainda mais os estudantes da rede estadual, o 6º eixo, “Educativo”, quer promover outros projetos como o Redação Turismo, o Turismo Educativo e Universitário, e a distribuição de cartilhas e livretos “Rondônia Tem Tudo” nas escolas e hotéis.

No 7º eixo há articulações para a realização do Rally da Amazônia (para ser o primeiro de referência na região Norte), a continuidade do Natal Luz, a promoção do Campeonato de pesca, o Salão de Turismo, o Festival de Praia, atrair ainda mais turistas para o Rondônia Rural Show, para o Carnaval e para o espetáculo Jerusalém da Amazônia.

O 8º eixo de “Promoção” inclui o programa Viaja Mais Servidor, com trabalho de abrangente divulgação nas redes sociais, jornalismo, material gráfico, feiras regionais e nacionais. O 9º eixo prevê o “Fortalecimento dos Produtos”, como o Memorial Rondon, a Pesca Esportiva, o Ecoturismo, Unidades de Conservação, o Turismo Rural e o de Aventura.

E o 10º e o último eixo, de “Cadastro e Estatística”, dá continuidade ao incentivo de participação das empresas junto ao Cadastur, formando a relação das empresas ativas e o levantamento de indicadores.

O evento contou com palestras sobre todas as atividades a serem trabalhadas durante o ano, com profissionais representando os entes membros do Conselho.