Uber lança recurso de segurança para identificar paradas muito longas

U-Ajuda monitora a rota e permite que usuários do Uber acionem a polícia

663

Uber anunciou, na última terça-feira (21), o U-Ajuda, ferramenta de segurança que começa a chegar para usuários do aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS). O recurso utiliza o GPS para identificar paradas muito longas e outras alterações inesperadas na rota programada. Com isso, o app faz uma checagem e direciona o usuário para as ferramentas de segurança do aplicativo, permitindo ligar para a polícia, compartilhar a viagem ou mesmo entrar em contato com a central de atendimento da Uber.

Uber lança recurso de segurança para identificar paradas — Foto: Divulgação/Uber

O diretor do Tech Center da Uber no Brasil, Marcello Azambuja, disse que a tecnologia pode ajudar a melhorar a segurança dos usuários. “Acreditamos que toda viagem deve ser tranquila, mas também sabemos que imprevistos acontecem. É para eles que desenvolvemos o U-Ajuda, que permite esse acesso rápido à ferramentas que lançamos nos últimos anos como ligar diretamente para a polícia ou compartilhar a viagem”, completou.

U-Ajuda identifica paradas inesperadas na corrida do Uber — Foto: Divulgação/Uber

A novidade faz parte de um pacote de recursos de segurança anunciados pela Uber em novembro de 2019. Entre eles, está a gravação de áudio durante corridas, a verificação da autenticidade de documentos, o uso de selfie para identificar motoristas e um código de segurança para confirmar que o passageiro está no carro certo. As funções devem chegar ao aplicativo até o final de 2020.

Outra função anunciada pela empresa nos últimos meses é o Uber Transit, que permite acompanhar transporte público em tempo real pelo app. Disponível em São Paulo, a modalidade exibe as melhores opções de ônibus, trens e metrô, considerando tempo e preço.

*Colaborou Rubens Achilles