Planejamento do Detran Rondônia para 2020 prevê reformas, construções e convênios com municípios

424

A Diretoria Técnica de Engenharia e Patrimônio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia prestou contas das atividades realizadas em 2019 e apresentou planejamento das ações que estão previstas para serem realizadas neste ano de 2020 em todo o Estado.

O diretor técnico de Engenharia e Patrimônio, Clairton Pereira da Silva, disse que o Detran tem 34 prédios próprios onde funcionam as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), quatro pistas de testes, o prédio da Coordenadoria Metropolitana de Trânsito (Cometran) de Porto Velho e a sede administrativa da autarquia também em Porto Velho e prédios alugados.

Clairton Pereira exibiu fotos e explicou a situação dos imóveis que necessitam de reforma devido aos desgastes continuados das instalações, incluindo as instalações elétricas com mais de oito anos de uso. O planejamento, que prevê reforma e novas construções nas unidades, deve melhorar as condições de trabalho dos servidores, bem como o atendimento ao público.

O coordenador de Engenharia do Detran, o engenheiro Carlos Antônio Trajano Borges, disse que os processos licitatórios para reformar os prédios das Ciretran dos municípios de São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé e Seringueiras já estão em fase de contratação. Já a reforma da Ciretran de Ariquemes, Ji-Paraná, do auditório da Ciretran de Cacoal e do prédio da Cometeram de Porto Velho estão em fase de licitação.

Alguns prédios necessitam de reforma urgente devido a precariedade. O planejamento também prevê novas obras, como por exemplo, o pátio de veículos apreendidos de Porto Velho, a construção de novos prédios das Ciretran de Mirante da Serra e de Alta Floresta que estão na fase de licitação de edital.

Neil Gonzaga destacou a importância das obras de infraestrutura e dos investimentos tecnológicos

Vários projetos técnicos estão em fase de elaboração do termo de referência, onde serão contempladas com novas sedes as Ciretrans de Costa Marques e Primavera de Rondônia, além de pista e pátio para Ariquemes, pista para Porto Velho, pista e pátio para Cacoal e Jaru e previsão de liberação de convênios de sinalização de trânsito com vários municípios.

O diretor geral do Detran, coronel Neil Aldir Faria Gonzaga, aproveitou a presença dos diretores e pediu que estendesse aos demais servidores o seu agradecimento pelo empenho de todos. Ressaltou a importância do trabalho de cada um na excelência dos serviços prestados aos usuários. Destacou que o Detran Rondônia é o único do país que está presente em todos os municípios e lembrou que existe uma logística que exige tecnologia de ponta para melhor atender aos usuários com eficiência e agilidade.

Neil Gonzaga também falou da importância do planejamento das ações que o Detran pretende realizar nesse ano, e afirmou que tem pautado sua gestão alinhada nas determinações do governador Marcos Rocha, que prevê austeridade no controle de gastos sempre pensando na eficiência do serviço oferecido ao cidadão.