Pacientes reclamam da troca de macas por poltronas em ala do hospital João Paulo II

Imagens que mostram a troca foram feitas de dentro da unidade na tarde desta quarta-feira (15). Substituição visa 'melhor atendimento e acomodação' dos pacientes, diz Sesau.

374

Imagens feitas na tarde desta quarta-feira (15) com um celular de dentro do Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, em Porto Velho, mostram o momento em que as macas de uma das alas da unidade de saúde são trocadas por poltronas, o que gerou reclamação entre os pacientes.

“Essa senhorinha está precisando de mais atendimento. Como ela está em uma cadeira, agora vai precisar de pegar uma maca para levarem ela. A maca tem sua própria rodinha e não precisa levantar paciente. Vão levar a senhorinha que não aguenta nem ficar sentada”, disse uma mulher que acompanhava um paciente dentro da ala.

Nos registros encaminhados à Rede Amazônica, a mesma pessoa também comenta que os médicos precisam se curvar “para atender o paciente que está encamado”.

Na ala onde ocorreu a troca, há pacientes que passaram por procedimentos como cateterismo e hemodiálise ou que aguardam exames para fazer cintilografia.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) informou em nota (veja íntegra) que a troca de macas por poltronas visou “melhor atendimento e acomodação da grande demanda de pacientes” e que foi feita em uma ala de internação transitória (onde o paciente permanece em observação, podendo ficar internado ou não).

Confira nota da Sesau sobre a troca das macas por poltronas no João Paulo II:

Visando melhor atendimento e acomodação da grande demanda de pacientes neste hospital, estamos substituindo as macas por poltronas em um determinado local de internação transitória ( onde pacientes são internados e seguem aguardando vagas/ transferências para enfermarias). Alem do que, conseguimos mais lugares, visto que a maca ocupa o lugar de quase 2 poltronas.