SBT é condenado a pagar R$ 700 mil por plágio na novela ‘As Aventuras de Poliana’

401

O SBT foi condenado esta semana por contrafação, termo jurídico para “falsificação de produtos”. A fachada da escola Ruth Goulart, principal cenário da novela ‘As Aventuras de Poliana’, teria cópias de obras de Luca Bartolla e Maria Carolina Mello, dois artistas urbanos.

A advogada Gelsa Abreu Marques da Silva representou os artistas na 13ª Vara do Foro Central Cível de São Paulo, onde obteve decisão favorável quanto ao uso indevido das obras na telenovela, com indenização por danos materiais e morais no valor de R$700 mil.

Procurada por AnaMaria Digital, a assessoria do SBT informou que neste caso cabe recurso, e a emissora irá recorrer ao processo.

Criada por Irís Abravanel, a novela é hoje um dos maiores investimentos da história do SBT. O cenário é exibido frequentemente na trama, que conta com quase 400 episódios exibidos em horário nobre da TV aberta e replicados com monetização no canal da novela no Youtube.

‘As Aventuras de Poliana’ pretende chegar ao fim apenas em 2020, totalizando 648 capítulos e quase três anos de exibição.