É #FAKE que questão de matemática da prova do Enem 2019 vazou na internet

Imagem que circula em redes sociais é uma montagem. Inep reforça que ela é falsa e vê tentativa de tumultuar prova poucos dias antes de sua aplicação.

477

Circula pelas redes sociais uma imagem com o cabeçalho “Enem 2019”, a apresentação do capítulo “Matemática e suas tecnologias” e a questão 136, que, logo após informar que Gustavo leu um livro de 408 páginas em 17 dias, pergunta quantos dias Gustavo demorou pra ler a obra. Mensagens que acompanham a foto dizem que houve um vazamento. É #FAKE.

A imagem é uma montagem. O Inep, responsável pela organização do Enem, reforça que se trata de um boato.

“É falsa a imagem que circula pelas redes sociais da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O Inep repudia a disseminação de informações falsas e tentativas de tumultuar o cronograma do Enem justamente nos dias que antecedem a realização do exame. É importante lembrar ainda que as fontes oficias para esclarecimentos são os portais e redes sociais do Ministério da Educação (MEC) e do Inep”, diz, em nota.

A mensagem circula dias antes da realização das provas do Enem 2019. Além de o Inep dizer que a imagem não é verdadeira, outros elementos ajudam a perceber que se trata de um conteúdo falso. Basta uma busca para descobrir que a imagem que serviu de base para a montagem é o caderno 7 (azul) do 2º dia de prova do Enem 2017. Isso porque dá pra ver, pelos trechos da questão 137 presente na montagem, que a pergunta é idêntica à 137 presente no caderno da edição passada do exame.

Montagem foi feita em cima de caderno de prova de 2017; é possível perceber que a questão 137 é idêntica à da imagem falsa — Foto: Reprodução/Inep

Ou seja, o responsável por fraudar a imagem pegou a prova do Enem 2017 disponível no site e colou em cima da questão 136 original (um problema bem mais complexo) a questão 136 falsa. Depois disso, publicou em redes sociais e a imagem viralizou.

A fraude deixa outra pista: o número 2019 está desalinhado, não tão próximo do logo do Enem e a fonte é diferente da utilizada nas provas originais.

Além disso, a questão tem um grave problema. Como é possível perceber pelo enunciado, houve um erro em sua formulação, já que a própria pergunta diz que ele leu o livro em 17 dias (e essa resposta não consta das opções). A intenção era perguntar quantas páginas foram lidas por dia (isto é, 24 – um dos itens de resposta disponíveis).