MEDICAMENTOS | Semusa reabastece unidades de saúde

Será adotado um programa mediante receita médica, para evitar a entrega de remédio em duplicidade ao mesmo usuário

409

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho anunciou nesta quarta-feira (23) o reabastecimento de medicamentos nas unidades de saúde. Dos 354 itens padronizados para atender aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde, estava havendo o desabastecimento de 95 itens, os quais são de maior demanda por parte da população.

Entre os motivos do desabastecimento a Secretaria Municipal da Saúde (Semusa) destaca o não compromisso de fornecedores em realizar a entrega em tempo hábil; usuários que retiram o mesmo medicamento em várias unidades de saúde e receitas vencidas, o que inviabiliza a entrega, além do atendimento a pacientes procedentes de outros municípios.

No caso da losartana potássica 50mg, utilizado para tratamento da pressão arterial, por exemplo, a diretora da Assistência Farmacêutica da Semusa, Marília Guedes esclarece que o medicamento está em falta porque o fabricante fornecedor teve registro sanitário suspenso (fabricação, comercialização e distribuição) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

“Diante desse fato, foi solicitado a troca de marca para fazer o reabastecimento, tendo em vista que a marca que ganhou o processo licitatório foi justamente a que foi suspensa depois da licitação”, esclareceu ela.

Para garantir a normalidade no abastecimento de medicamentos nas unidades de saúde, a Semusa está tomando todas as medidas necessárias. Entre as providências tomadas pela pasta nesse sentido estão a aplicação de penalidades administrativas às empresas que não cumpriram o prazo de entrega da medicação e a implantação futura de um novo programa de controle de dispensação (entrega de remédio mediante receita médica) para evitar a entrega de remédio em duplicidade ao mesmo usuário.